Dados do Ministério da Saúde mostram Mato Grosso entre os Estados com menores porcentagens da população vacinada contra a gripe. Segundo os dados, Mato Grosso vacinou 14,36% do público-alvo.

Em Cuiabá, o secretário de Saúde, Deiver Teixeira, alertou nesta segunda-feira (22.04) para baixa cobertura da vacinação contra Influenza, conhecida popularmente como gripe. Em seu alerta, Teixeira enfatiza “ainda há muitas pessoas que precisam se vacinar.”

Conforme dados da Secretaria, o “Dia D” de vacinação contra a Influenza realizado no último sábado (20) registrou uma “boa adesão”, com a aplicação de 4513 doses. Entretanto, os números revelam que a cobertura vacinal continua muito abaixo do esperado. “Apenas 13,71% do público-alvo se vacinou, de um total composto por 225.197 pessoas.”

A Influenza pode causar complicações sérias, especialmente em grupos de risco, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. Segundo a Secretaria, as unidades básicas de saúde estão preparadas para receber a população e garantir uma vacinação.

POPULAÇÃO VACINADA

Além de Mato Grosso, estão na lista dos Estados com menores porcentagens da população vacinada, o Distrito Federal com 13,78%, Mato Grosso do Sul com 14,18%, Bahia com 4,92%) e rio de janeiro com 17,76%.

(VGN)