O governador Mauro Mendes (União Brasil), que tenta reeleição, deu destaque a suas ações para melhorar a saúde do Estado no programa eleitoral desta quarta-feira (31). Entre os feitos da gestão, estão a reabertura da Santa Casa, a modernização do Hospital Metropolitano e a retomada da obra do Hospital Central da Capital.
Marcia Pinheiro também exibiu sua propaganda, na qual citou as ações de seu marido Emanuel Pinheiro na Prefeitura de Cuiabá.
O candidato do Psol, Moisés Franz, também apareceu no programa em poucos segundos. Já o Pastor Marcos Ritela mostrou seu primeiro programa.
Mauro Mendes
Mendes exibiu as ações na Saúde que fez ao longo do seus quatro anos de mandato.
Abrindo com o Hospital Santa Casa de Cuiabá, Mendes trouxe depoimentos de parentes de pacientes que estiveram internados na unidade de saúde em 2018 e presenciaram a situação precária do hospital.
Ele destacou o feito de sua gestão, que conseguiu reabrir a Santa Casa após a unidade ser fechada por 60 dias em 2019.
“Eu sei que o nosso trabalho, quando as pessoas ficam doentes e precisam procurar um hospital de referência, é cuidar das pessoas, diminuir dores”, afirmou Mendes.
O governador também destacou a ampliação e modernização do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e a construção de 6 novos grandes hospitais: Central e Júlio Muller, em Cuiabá, e os regionais de Alta Floresta, Juína, Tangará da Serra e do Araguaia, em Confresa.
Mendes também abordou a atuação da gestão durante a pandemia da Covid-19, quando o Governo abriu o Centro de Triagem, que atendeu 240 mil pessoas em dois anos do pico do vírus no Estado.
“Minha filha pegou Covid logo no início. No mesmo dia a médica internou ela, fez todos os exames e foi muito bem acolhida”, declarou a mãe de uma paciente.
O governador falou ainda sobre a retomada das obras do Hospital Central de Cuiabá, que estavam paradas há 34 anos.
Atualmente, o hospital está com 65% da execução concluída e serão investidos R$ 170 milhões até o final das obras. “Esse será o maior e melhor hospital de Mato Grosso”, disse.
Marcia Pinheiro
Em seu terceiro programa eleitoral, exibido nesta quarta-feira (31), a candidata ao Governo, Marcia Pinheiro (PV), voltou a mencionar a “gestão humanizada”, projetos sociais, assim como as obras realizadas na Capital.
“A capital passou por grandes transformações. Obras físicas, duplicou a área saneada, ganhou equipamentos modernos, está mais bonita e mais bem cuidada”.
Entre as obras, Marcia falou novamente sobre a entrega do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), reformas das praças, parques e melhorias em bairros distantes do Centro.
Mencionou a compra de ônibus com ar condicionado, kit escolar, construções de creches, novas unidades de saúde e o SOS AVC.
“Meu nome é Márcia Pinheiro, sou cristã, casada, e mãe de dois filhos”, disse.
A candidata citou projetos sociais como Qualifica, Buscar, Siminina e o Bom de Bola, Bom de Escola. Mostrou o trabalho com idosos, pessoas com deficiências, em situação de rua e mulheres vítimas de violência doméstica.
“Ao longo da campanha […] vai poder comparar dois modelos muito diferentes de gestão, realizador e humano e o outro que pretende continuar daquele jeito”, finalizou.
Marcos Ritela
Pela primeira vez exibindo sua propaganda eleitoral, o pastos Marcos Ritela se apresentou como único candidato realmente de direita e convidou os eleitores a conhecerem suas propostas.
“Se está vendo essa contagem de 27 segundos, esse foi o preço que pagamos por não fazermos nenhuma negociação e nenhuma parte do jogo da velha política. Quer saber mais? Nos acompanhe nas redes sociais”.
Moisés Fraz
O candidato do Psol, Moisés Franz, usou seus poucos segundos de TV para relembrar que nasceu em São Paulo e veio para Mato Grosso há mais de 40 anos. “Tenho orgulho de morar aqui, e quero viver o resto da minha vida”, disse Moises.