Em busca de um título inédito, o Botafogo estreia nesta edição da Copa do Brasil, contra o Vitória, nesta quinta-feira (2), no Nilton Santos. Como se classificou para esta edição da Copa Libertadores, o Glorioso pula, então, duas etapas e começa sua jornada com o duelo de ida da terceira fase da competição. No dia 21 deste mês, os times se reencontram no Barradão, em Salvador.
O sorteio, porém, não foi generoso com o Alvinegro. Afinal, o Vitória está na Primeira Divisão e pode ser considerado uma carne de pescoço nesta fase da competição de mata-mata.
Com quatro vitórias consecutivas e a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo voltou a sorrir. E graças ao trabalho do técnico Artur Jorge, que trouxe um novo conceito tático à equipe, mesmo com desfalques, como os centroavantes Tiquinho e Nascimento. O volante Tchê Tchê, internado com dores abdominais, também é desfalque. Sem contar o laterais Rafael e Marçal, presenças frequentes no departamento médico.
Artur Jorge tem, agora, o desafio de dosar a parte tática com o condicionamento físico dos atletas em meio a uma maratona de jogos. Desse modo, ele pode entrar com novidades, principalmente, na zaga e na lateral esquerda. Cuiabano está à disposição para estrear no lugar de Hugo. No miolo central, Barboza e Segóvia podem, enfim, dar um alívio à dupla titular Halter/Bastos.
Como chega o Vitória?
Mal das pernas no Brasileiro, com quatro jogos sem triunfar e na zona de rebaixamento, o Vitória volta as atenções para o duelo de Série A na Copa do Brasil. Campeão da última Série B, o Leão também não precisou passar pelas duas primeiras fases do torneio de mata-mata.
Andrade, Castilho, Everaldo, Vieira e Cáceres são as baixas para o técnico Léo Condé, todos com lesão. Aliás, o treinador separou os titulares do atual campeão baiano para um treino tático posicional, nesta quarta-feira (1), antes do jogo. O que estaria tramando?
BOTAFOGO x VITÓRIA
Jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 2/5/2024, às 19h (de Brasília)
BOTAFOGO: Gatito, Ponte, Halter, Bastos e Cuiabano; Gregore e Freitas; Luiz Henrique, Jeffinho, Júnior Santos e Eduardo. Técnico: Artur Jorge
VITÓRIA: Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Esteves; Oliveira, Naldi, Dudu e Matheusinho; Osvaldo e Alerrandro. Técnico: Léo Condé
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Wagner Reway (ES) (Jogada 10)