Citado até mesmo em livros sobre o panteão dos especialistas em revisão de textos na língua portuguesa, o jornalista Leony Lemos de Almeida faleceu nesta quinta-feira (9). Ele travava uma batalha contra um câncer raro e incurável há cinco anos.
Leony Lemos nasceu em Cuiabá, em 11 de agosto de 1953. Era apontado como exímio revisor de texto, reconhecido por profissionais de diferentes áras da comunicação, como jornalistas e escritores. Ele atuou nos maiores jornais, revistas e editoras de livros de Mato Grosso, como os Jornais A Gazeta e Folha do Estado, entre outros.
Apaixonado pela Língua portuguesa e suas peculiaridades, Leony corrigiu e lapidou textos de vários livros e revistas por todo o estado, tal como a SindiPetróleo e Almanaque Cuiabá. Ele estutou no antigo Colégio Estadual Liceu Cuiabnao e, também, no Presidente Médici.
Era casado, pai de dois filhos e avô de dois netos.
Mesmo enfentado o câncer, ela levava a vida sempre com bom humor e riso fácil, sem reclamar em meio ao sofrimento. No contato com amigos, Leony sempre deu um jeito de fazer uma piada ou trocadilho.
Homem de personalidade e opiniões fortes e uma sabedoria ímpar, nos deixa e deixa saudades, como pessoa e como profissional.
O velório de Leony Lemos acontece na Sala dos Lírios da Capela Jartins – área central de Cuiabá – até às 16 horas.
(Colaborou professor Benjamin Franklin)