Nove   ordens judiciais contra uma organização criminosa envolvida no duplo homicídio de pai e filha e uma tentativa de homicídio, foram cumpridos durante a segunda fase da Operação Zayra, nesta quarta-feira (8), em Barra do Garças (5013 quilômetros a Leste de Cuiabá).

Os mandados, sendo três de prisão, três de busca apreensão domiciliar e três de quebra de sigilo telefônico, foram cumpridos na cidade de Goiânia (GO), com apoio da Delegacia Estadual de Repressão a Marcóticos (Denarc)   da Polícia Civil de Goiás.

O crime que vitimou João Vitor Menez Soares, 22, e sua filha de apenas dois anos, ocorreu no dia 09 de fevereiro de 2024, na residência da família, no bairro Nova Barra. Na ocasião, dois homens em um veículo estacionaram nas proximidades da residência, entraram na casa, balearam as vítimas e fugiram em seguida.

A esposa da vítima também foi ferida e se deslocou em carro próprio até a UPA para prestar socorro à filha, porém a criança não resistiu e chegou morta a unidade de saúde.

A primeira fase da operação foi deflagrada no dia 2 de abril, dando cumprimento a 18 ordens judiciais entre mandados de prisão e busca e apreensão contra o grupo envolvido. Com o avanço das investigações, foram representados por novas ordens judiciais, que foram deferidas pelo Poder Judiciário de Matro Grosso.

Para o cumprimento dos mandados da segunda fase, foi designado um total de 11 servidores da Polícia Civil de Mato Grosso sendo 8 investigadores, duas escrivães e um delegado de polícia.

Durante o cumprimento, foi identificado que um dos suspeitos encontra-se foragido na cidade do Rio Janeiro (RJ).

Zayra

O nome da operação tem o significado de ingenuidade e pureza, e faz referência a criança de 2 anos, executada a tiros, simplesmente por estar nos braços do seu pai que tinha envolvimento com o crime organizado.