Campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Atlético em 2021, o zagueiro paraguaio Junior Alonso teve seu contrato suspenso com o Krasnodar, da Rússia, em meio ao conflito com a Ucrânia. O clube russo decidiu liberar todos seus atletas estrangeiros para que pudessem voltar em segurança aos seus respectivos países. Apesar disso, os atletas não estão livres no mercado para assinar com outros clubes.
Junior Alonso foi vendido pelo Atlético ao Krasnodar em janeiro por 8,5 milhões de dólares (R$ 48 milhões na cotação da época). No acordo, os mineiros conseguiram o pagamento integral da transação. Desta maneira, não há dívidas por parte dos russos.
O estrangeiros liberados pelo Krasnodar, além de Alonso, são os brasileiros Kaio e Wanderson, o norueguês Erik Botheim, o francês Rémy Cabella, o equatoriano Cristián Ramírez, o colombiano Jhon Córdoba e o sueco Viktor Claesson. No início desta semana, o treinador alemão Daniel Farke pediu demissão por discordar da atitude do governo russo.
Os únicos jogadores estrangeiros que vão permanecer são o alemão Bogdan Reichman, que também tem passaporte russo, além do polonês Grzegorz Krychowiak e o bielorusso Aleks Martinovich já que seus países estão a poucas horas de viagem da Rússia. (Jogada 10)