A vereadora Elis Enfermeira (PL) levou o deputado estadual Wilson Santos (PSD), na última sexta-feira (10), para conhecer os projetos de esporte executados pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Cáceres. Eles foram recebidos pela diretora de Política Pedagógica e Financeira e pelo supervisor do Centro de Referência Paralímpico da instituição de ensino, Rinalda Bezerra Carlos e Emanuel Carvalho, com o diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa), Cesar Davi Mendo.
“Esses tipos de projetos sociais na área do esporte, mexe com a auto-estima, no desenvolvimento e proporciona qualidade de vida e melhora as relações interpessoais destes jovens atendidos. Sem contar que eles podem se tornar grandes desportistas já que têm a oportunidade de participar de competições regionais, estaduais e nacional. A inclusão social é uma das nossas principais bandeiras. Já adianto que a vereadora Elis já tem uma emenda parlamentar conosco para o próximo ano. A gente se organiza e farei o possível para contribuir com o esporte de Cáceres”, comentou o deputado.
A vereadora relatou aos presentes que por acompanhar o trabalho realizado por Wilson Santos na Assembleia Legislativa, principalmente no campo da inclusão social, com diferentes públicos diagnosticados com autismo, dislexia e surdez, notou a importância de apresentá-lo às ações desenvolvidas pelo Centro de Referência Paralímpico da Unemat de Cáceres, que é o primeiro espaço criado no estado de Mato Grosso, para atendimento à pessoa com deficiência no esporte paralímpico. “Eu tinha que trazê-lo aqui, para conhecer este importante projeto de perto e ver a principal necessidade da Unemat para atender os projetos sociais. Desde já agradecemos toda a atenção dele conosco”, pontuou Elis.
De acordo com o supervisor do Centro de Referência Paralímpico, Emanuel Carvalho, os projetos desenvolvidos atendem 390 crianças e adolescentes, sendo que 60 possuem deficiências física ou intelectual e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Todos contam com acompanhamento multidisciplinar de profissionais das áreas de educação física, enfermagem e medicina, como, também, de estudantes de graduação, bolsistas e voluntários.
“Nosso trabalho envolve o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, formação de professores e auxílio na construção de políticas públicas. Temos importantes parceiros envolvidos em todos os projetos de esporte desenvolvidos pela Unemat – sendo um deles o Governo de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Ministério do Esporte (MESP), entre outras entidades e órgãos governamentais”, explica Emanuel.
Ele acrescenta que há um conjunto de atividades para o público atendido que tem acesso para a prática esportiva nas modalidades de natação, futebol, badminton, bocha paraolímpica, handebol e atletismo. “Nossa preocupação também é levar informação para a família e dar transparência nas atividades realizadas. A gente acompanha estes alunos sistematicamente. Uma das nossas expectativas é ampliar o atendimento à comunidade, especialmente voltada para crianças e adolescentes”, relata o supervisor.
Com a visita dos parlamentares, os representantes da Unemat aproveitaram para reivindicar a aquisição de um micro-ônibus para permitir o deslocamento e participação de mais crianças e adolescentes nos projetos. “Temos interesse por dois micro-ônibus ou vans adaptadas para cadeirantes, de forma a garantir a ampliação e a acessibilidade do atendimento. Também, queremos aumentar o atendimento às pessoas com TEA nos níveis 2 e 3, só que é preciso recursos financeiros para a contratação de profissionais especializados”, cita Carvalho.
Durante o encontro, Wilson Santos confirmou a destinação de emenda parlamentar no próximo ano para Cáceres e que será sob a indicação da vereadora Elis Enfermeira e está à disposição para somar forças no fortalecimento de projetos sociais na área do esporte, como o já realizado pelo Centro de Referência Paralímpico da Unemat.