O deputado estadual Wilson Santos (PSD) marcou presença na solenidade de entrega de 324 títulos definitivos aos moradores do bairro Jardim Fortaleza, em Cuiabá, nesta quinta-feira (27), na sede da Escola Municipal Constança Figueiredo de Palma (Bem Bem). A conquista foi resultado da reivindicação que o parlamentar apresentou ao Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), com as indicações nº 5172/2021 e nº 692/2013, na Assembleia Legislativa.

Durante o seu discurso, o parlamentar destacou o legado do ex-governador Dante de Oliveira, fundador do bairro, e lembrou de sua própria trajetória de compromisso com as camadas mais humildes da sociedade. “Dante me disse que, se eu quisesse entrar para a política para trabalhar para os ricos, era melhor ficar de fora. Desde então, sempre lutei pelos mais humildes, pelos mais vulneráveis, garantindo dignidade e direitos. Quando ele fundou este bairro, eu estava ao lado dele, acompanhando desde o início”, afirmou o deputado que, também, parabenizou os moradores presentes, reconhecendo os anos de espera pelo título definitivo de seus imóveis.

O presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros, ressaltou que os moradores não precisarão enfrentar mais nenhuma burocracia para a obtenção do documento. “Agora, o título é definitivo, sem necessidade de cartório ou qualquer outro trâmite adicional. Isso traz segurança jurídica para as famílias mato-grossenses. Desejo que as famílias façam bom uso dos imóveis e que o Intermat não mediu esforços para entregar essas escrituras”, destacou.

Os moradores do Jardim Fortaleza expressaram emoção ao receberem o documento que regulariza definitivamente suas propriedades. Segundo Maria de Oliveira, o título era aguardado há dez anos. “A gente esperava sem saber se realmente sairia. Foi uma espera angustiante, mas agora é só alegria”, celebrou.

Outro beneficiado, João Batista Lourenço Pinto, lembrou das dificuldades de viver por mais de 30 anos com apenas um documento informal. “Era perigoso, porque não havia segurança jurídica. Agora, com o documento definitivo, temos a certeza de que a casa é nossa”, declarou.

O casal Davison Alves Martins e Leidiane Machado também comemorou a conquista. Eles relataram que esperavam pelo documento há mais de dez anos. “A sensação era de incerteza, de insegurança. Agora, sabemos que nossa casa é nossa de verdade. Isso é um alívio, especialmente para quem tem filhos”, disse Davison.

A solenidade foi um momento de celebração e concretização de um sonho antigo dos moradores, que agora podem usufruir da segurança e estabilidade de ter suas propriedades devidamente documentadas. Além das lideranças locais, também marcaram presença outras autoridades políticas, como os deputados estaduais Eduardo Botelho (UB) e Paulo Araújo (PP).