A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), recebeu o deputado estadual Wilson Santos (PSD) e o vereador Charles da Educação (UB) para tratarem sobre as principais demandas do município, nesta segunda-feira (14), no Palácio Júlio Domingos Campos. No encontro, também marcaram presença os secretários municipais de Governo e de Desenvolvimento Econômico da Cidade Industrial, Benedito Lucas Miranda e Samir Katumata, e a presidente da Associação de Segmento de Pesca de Mato Grosso (ASP/MT), Nilma Silva.
A concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE) foi um dos assuntos tratados no encontro. Recentemente, a prefeitura contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para realizar estudos sobre o sistema de abastecimento e saneamento básico na cidade. Para o parlamentar, a medida representa um importante avanço, embora o processo exija tempo e enfrentamento de desafios estruturais. “A questão da água é séria. Eu quando inaugurei a ETA (Estação de Tratamento de Água) Tijucal, eu achei que ia resolver o problema da água de Cuiabá. Essa questão da água e esgoto é lenta. Começando agora, bem certo que a comemoração ocorrerá no último ano de gestão. Não é fácil. Tem a captação, tratamento, o reservatório e a distribuição”, explica Wilson, que foi prefeito de Cuiabá, entre os anos de 2005 a 2010.
Moretti, que reuniu há cerca de um mês no Colégio de Líderes com os deputados estaduais da Assembleia Legislativa, reforçou a necessidade do apoio com recursos financeiros para atender as áreas prioritárias que necessitam de melhorias, como o caso do abastecimento de água – em que muitas famílias passam semanas e, até meses, sem água nas torneiras. “A prefeita pode contar com o nosso apoio, vamos estar alinhando e definindo com os demais colegas parlamentares das prioridades desta gestão quanto ao aporte financeiro, não só para atender o abastecimento de água, que é um grande problema que interfere no dia-a-dia e na qualidade de vida do cidadão, como nas áreas da saúde e infraestrutura”, disse Santos.
Com a presença da presidente da ASP/MT, Nilma Silva, outro assunto debatido foi sobre os impactos irreversíveis com a implantação das hidrelétricas no rio Cuiabá e que, também, pode impactar o distrito de Passagem da Conceição que é considerado um patrimônio histórico mato-grossense, em Várzea Grande, que atualmente é um atrativo turístico para visitantes que desejam apreciar as paisagens do rio e degustar a culinária com as mais diferentes espécies de peixe.
“Vamos estar encaminhando um estudo para a prefeita, que já se posicionou ser contra a estes tipos de projeto que impactam o meio ambiente e fere a dignidade humana. Nós temos muita preocupação, pois desde 2019 querem instalar hidrelétricas no rio Cuiabá. É uma cortina de fumaça, estamos amarrados no STF (Supremo Tribunal Federal). A população e os poderes executivos e legislativos de Cuiabá e Várzea Grande precisam se levantar contra essas construções. Precisamos de uma grande mobilização para evitarmos danos irreversíveis ao meio ambiente e no campo social”, declarou Silva.
Além de tratar sobre o DAE e os impactos de hidrelétricas no rio Cuiabá, Wilson Santos também tratou sobre assuntos relacionados à saúde do município e destinação de emendas para a área da educação. “Várias vezes, encontrei o deputado Wilson Santos e defendendo a importância sobre a conservação do nosso rio Cuiabá. Podem ter certeza que a prefeitura de Várzea Grande e a Câmara Municipal vão acompanhar essa luta sobre o rio Cuiabá e a defesa ao nosso meio ambiente. E quero agradecer essa visita e por estar colaborando com as emendas na nossa caminhada em Várzea Grande. Obrigada”, finalizou a prefeita Moretti.