Após a elaboração de estudos técnicos, tratativas com os gestores municipais e a realização de consultas públicas com moradores de áreas nos limites territoriais entre Santo Antônio de Leverger e Campo Verde, o Projeto de Lei nº 1.783/2024 — de autoria da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa — foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, nesta quarta-feira (9), durante sessão plenária. O deputado estadual Wilson Santos (PSD) comemorou a decisão, que atende à vontade da maioria das comunidades envolvidas na transição para o município campoverdense.

Segundo o parlamentar, a medida faz parte de um acordo firmado com os prefeitos de Santo Antônio de Leverger, Alexandre Lopes (UB), e de Campo Verde, Francieli Magalhães (PSB). Ele acrescenta que com a aprovação do projeto, o próximo passo da Assembleia Legislativa será a assinatura de um convênio com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), a fim de acelerar as definições compensatórias para Santo Antônio de Leverger. “Esse acordo com a prefeita envolve a área do Hospital Júlio Muller, a devolução do Morro de Santo Antônio e do distrito de Mimoso, além de manter os dois pedágios da BR-364/163 sob administração de Santo Antônio de Leverger. Atualmente, o município arrecada mais de R$ 100 milhões por ano, enquanto Campo Verde ultrapassa os R$ 400 milhões”, explicou.

Wilson Santos, que atua politicamente na região desde 1991, afirmou que já havia garantido seu voto favorável ao projeto, em respeito ao anseio popular expresso nas audiências públicas e nas visitas realizadas às comunidades. “Garanti o meu voto conforme a vontade do povo. Em outras duas ocasiões, a prefeitura de Santo Antônio de Leverger impediu a mudança das áreas e teve decisões favoráveis na Justiça. Desta vez, ela estabeleceu condicionantes. Conduzimos o processo rumo ao entendimento e uma parte já foi concluída. Agora, é preciso garantir as compensações e devoluções. Vamos acelerar os trabalhos junto ao Intermat e outros órgãos competentes para apresentarmos o projeto e devolver as áreas históricas ao município, que é conhecido como a cidade natal de Marechal Cândido Rondon”, explica.

As comunidades de Santo Antônio de Leverger que serão transferidas para Campo Verde estão localizadas a mais de 120 km do centro urbano da cidade, enquanto a distância até Campo Verde é de aproximadamente 50 km, sendo: Santo Antônio da Fartura, Mata-Mata, Bom Jardim, Córrego do Ouro, Bigorna, Pedra Branca, Abolição Bonfim, Serrana, Vale Abençoado, Formiga e São Vicente.