O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), negou qualquer temor diante da possibilidade de sua esposa, a vereadora Samantha Iris (PL), enfrentar políticos “pesos pesados” da Capital na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em 2026. Segundo o liberal, a posição de extrema direita adotada por Samantha a diferencia dos demais pré-candidatos e evitará uma disputa direta pelos mesmos votos.

Questionado mais especificamente sobre as possíveis candidaturas do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), seu histórico rival, do ex-vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) e da reeleição do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), Abilio garantiu: “Não tenho preocupação nenhuma com esses caras. Não é nem o mesmo voto […] o cara que tem coragem de votar no Emanuel, no Stopa, nem cogita votar na Samantha. Porque são pensamentos e visões políticas totalmente diferentes”, argumentou na terça-feira (16).

Na avaliação de Abilio, os maiores impactos das pré-candidaturas de Emanuel, Stopa e Juca devem recair sobre outros grupos políticos ligados ao centro, como os deputados estaduais Lúdio Cabral (PT) e Eduardo Botelho (União). “Quem deve estar preocupado com a candidatura do Emanuel, do Stopa e do Juca é o Lúdio, o Botelho, que é outro grupo político, é outro pensamento eleitoral”, disse.

Vereadora de primeiro mandato, Samantha foi a mais votada para a Câmara Municipal de Cuiabá em 2024, com mais de 7 mil votos, e agora almeja uma cadeira no Parlamento estadual. Abilio, no entanto, afirmou que ela não está em ritmo de pré-campanha, mas focada nas responsabilidades da Câmara, onde preside a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Compliance

Diante da pré-candidatura da primeira-dama, o prefeito informou que está elaborando um projeto de “compliance” para impedir que discussões relacionadas às eleições ocorram na sede da Prefeitura, “nem em favor de A, B ou C”, conforme classificou.

“Nós não queremos que seja usada a máquina da prefeitura para processo eleitoral de ninguém. Isso a gente já está colocando lá. E inclusive eu tenho evitado de todas as formas possíveis, até eu mesmo como exemplo, falar sobre eleições dentro da Prefeitura de Cuiabá”, afirmou.

Veja o vídeo:

(Leiagora)