A Copa do Mundo de Clubes acabou para o Botafogo e o time se reapresenta somente na próxima segunda-feira (7). Antes disso, porém, a diretoria terá missões para resolver, algumas delas mais urgentes.
A volta dos Estados Unidos será pautada, principalmente, pela busca de um novo treinador para substituir Renato Paiva – processo seletivo que será tocado por John Textor. Além disso, há as definições de possíveis vendas de jogadores, busca por reposições e ainda aqueles que devem deixar o clube por empréstimo.
Quem chega?
A lacuna mais evidente no Botafogo hoje é a do treinador, visto que Renato Paiva foi demitido no último domingo. Definir o comandante para o restante da temporada 2025 é uma das grandes missões no Alvinegro, mas o clube ainda não traça prazos para contar com um novo nome.
Tratando-se do elenco, a contratação de um ponta-direita é um desejo já conhecido da diretoria do Botafogo. Esta foi uma pendência que permaneceu após a janela excepcional de contratações para a Copa do Mundo de Clubes – o clube contratou o goleiro Christian Loor, o zagueiro Kaio Pantaleão, o meia Álvaro Montoro e os atacantes Arthur Cabral e Joaquín Correa.
Eventuais saídas de jogadores também podem fazer o Botafogo reordenar as prioridades e buscar reposições imediatas para as peças.
Quem sai?
Antes mesmo do torneio mundial, as saídas do zagueiro Jair e do lateral-esquerdo Cuiabano já eram pauta no Botafogo. Os dois são objetos de interesse do Nottingham Forest, da Inglaterra, mas o negócio ainda não foi concretizado.
Com foco total na competição nas últimas três semanas, a ideia é que as transações recebessem atenção na volta ao Brasil. Os ingleses têm pressa para a definição e já contam com calendário de jogos amistosos de pré-temporada, com o primeiro no dia 12 de julho. Internamente se sabe que haverá sondagens e propostas por outros jogadores também.
Ficam ou saem?
À medida que jogadores novos são contratados, outros passam a não fazer mais parte dos planos. Com os cinco reforços da janela excepcional para a Copa de Clubes, o Alvinegro levou 31 jogadores para a viagem dos Estados Unidos, mas alguns do elenco principal ficaram fora da lista.
Casos do volante Patrick de Paula, do atacante Elias Manoel e do atacante Jeffinho – esse último em recuperação de uma artroscopia no joelho. Elias chegou a receber sondagens, mas ainda não há definição sobre seu futuro, se fica ou se pode sair.
O destino do meio-campista também pode ser fora do Nilton Santos, a exemplo de 2024, quando foi emprestado para o Criciúma no meio da temporada. “PK” fez seis jogos do Brasileirão até agora, mas ficou fora dos relacionados do duelo diante do Ceará, o último antes da viagem para os Estados Unidos. Vale lembrar que atletas que não completaram sete jogos na competição podem se transferir para outra equipe da Série A.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/1/z/Yq6S0CT8u2jnHbxAWDPA/54538669171-d004d1903f-o.jpg)
No jogo contra o Capital- DF, Patrick de Paula voltou a ser titular do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo (GE)