Existem momentos em que o relicário da nossa memória nos faz, através da janela do tempo, lembrar daquelas figuras humanas admiráveis, modelares exemplos de dignidade e grandeza d’alma. Dentre estas, das quais muito nos orgulhamos de compartilhar a amizade e que muito tocam o nosso coração, destaca-se a de José Márcio Lacerda.

Trata-se de um ser humano especial, consciente de que não passamos de um voo no tempo; por isso, tem como trajo natural de sua alma a simplicidade e a solidariedade, que não poupa esforços, sendo o sentido maior de sua vida atender ao seu coração magnânimo. Amizade esta que guardamos a sete chaves, do lado esquerdo do peito. Não há quem o conheça que não se veja magnetizado pelos seus gestos de alto grau de sociabilidade. Apologista intransigente do diálogo, da concórdia e do caloroso convívio, sempre com a paciência de ouvir e cativar a todos, a ponto de se dizer que demoraria menos dar a volta ao mundo do que José Márcio atravessar a praça central da cidade de Cáceres.

Leia Também:

– Cuiabá… Ouça declamação do professor Tecocles Maciel

– Jorcy José: O mago da noite cuiabana

– Joseph Maluf

– Cadeiras na calçada

– Grande Hotel

– Apetitosa merenda

Agradável ambiência lusitana’’

– “Tardio alesta”

– Mensagem a Cuiabá

– Linda flor lusitana

– Mensagem à Cuiabá; ouça a declamação

José Márcio galgou na política as mais relevantes posições, chegando a ser até mesmo governador de Mato Grosso, sem, jamais se deixar atrair pelo poder e muito menos pela pompa.   (Foto: Marcos Vergueiro / Secom-MT)

Pertencíamos a siglas partidárias diferentes e, por diversas vezes, procurou fazer com que fôssemos somar, integrando a corrente partidária a que pertencia. Entretanto, arrazoamos que seria difícil, e até mesmo impossível, que isso acontecesse, pois poderia causar não apenas dificuldades a ele, na condição de indicante, como também à própria sigla partidária que integrava, que não nos assimilaria facilmente; seríamos, na verdade, sempre um corpo estranho. Diante das nossas justificativas, embora não fosse do seu desejo, ele compreendeu. Afinal, os fortes e vigorosos laços de amizade que sempre nos uniram estavam acima de quaisquer siglas partidárias.

José Márcio galgou na política as mais relevantes posições, chegando a ser até mesmo governador de Mato Grosso, sem, contudo, deixar-se inebriar pelas luzes da ribalta, e sem jamais se deixar atrair pelo poder e muito menos pela pompa. Pelo contrário, tinha consciência plena da efemeridade das funções públicas. O que mais procurou ser foi permanente no coração dos amigos e companheiros, aos quais sempre devotou profundo respeito e consideração. Exerceu as elevadas funções que ocupou sempre com muita dignidade, competência e como verdadeiro sacerdócio, jamais compactuando com retórica de aluguel ou com malfeitores do interesse público.

Fique certo, José Márcio, de que Mato Grosso e seu povo o guardam no coração com muito orgulho, por este filho ilustre que não mediu esforços na defesa intransigente de suas grandes causas. Que Deus o proteja, abençoe e continue sempre assim, brilhante e sendo este modelar exemplo que as gerações futuras devem procurar espelhar-se. Amigo José Márcio, você nos faz, com sua brilhante atuação na vida pública, confirmar a máxima de que Deus escolhe as estrelas que devem brilhar.

*TEOCLES MACIEL é  professor, advogado, professor, escritor, compositor, ex-prefeito de Barão de Melgaço e foi deputado estadual  na Assembléia Constituinte de Mato Grosso (1988-89).

CONTATO:                                                   www.facebook.com/profile.php?id=100089698066590

Teocles Maciel é advogado, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Barão de Melgaço.  (Fotos cedidas pelo autor)