A Prefeitura de Cuiabá realiza neste sábado (10), das 8h às 17h, o Dia D de vacinação contra a gripe em todas as 73 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. A mobilização é um chamado urgente à população dos grupos prioritários para ampliar a cobertura vacinal, que segue abaixo do esperado, com pouco mais de 20% do público-alvo imunizado. A vacina é gratuita e protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B — responsáveis por complicações respiratórias, internações e mortes, especialmente entre os mais vulneráveis.

Podem e devem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuário, funcionários dos Correios, pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas, além da população privada de liberdade e servidores do sistema prisional.

Para se imunizar, basta apresentar documento com foto, carteira de vacinação e, quando necessário, laudo médico ou documento que comprove o vínculo com o grupo prioritário. A campanha segue até o fim de maio, mas o Dia D é uma oportunidade essencial para quem não consegue buscar a vacina durante a semana. “Estamos com todas as UBSs abertas e equipes preparadas para atender. Precisamos elevar esses números e proteger quem mais precisa”, reforça a secretária adjunta de Atenção Primária, Catarina Amorim.

Saúde da família

Paralelamente à vacinação contra a gripe, as UBSs também promovem o Dia D do Maio Vermelho, campanha voltada à prevenção do câncer de boca, que está diretamente ligado ao tabagismo — foco do Dia Mundial de Combate ao Tabaco, celebrado em 31 de maio. Das 8h às 16h, serão oferecidos exames bucais preventivos, orientações sobre sinais da doença, ações educativas sobre tabaco e álcool, e encaminhamentos para exames especializados, se necessário.

“Queremos conscientizar a população e identificar precocemente possíveis lesões. Com diagnóstico precoce, o câncer de boca tem altas chances de cura”, explica a diretora de Saúde Bucal, Cristhiane Almeida Leite.

As ações deste sábado são gratuitas, seguras e fundamentais para proteger a saúde pública. Vá até a UBS mais próxima, imunize-se, participe das ações educativas e incentive familiares e amigos a fazerem o mesmo. Saúde também se faz com prevenção