A Polícia Federal cumpriu 3 mandados de busca e apreensão, nesta sexta-feira (10), durante a Operação Contracheque Fantasma. A ação investiga possíveis fraudes e uso de funcionários fantasmas no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em Jauru (a 463 km de Cuiabá).
A apuração encontrou uma diferença de cerca de R$ 1,1 milhão entre os valores informados para o governo federal e o pago aos profissionais da educação. Os repasses foram registrados conforme dados do portal da transparência.
A investigação começou após a denúncia feita por uma vereadora da cidade, que apontou divergências entre os recursos do fundo aplicados entre janeiro de 2022 a junho de 2023.
Para além dos valores incompatíveis, a operação também apura a utilização de “funcionários fantasmas”’, isto é, pessoas que constam na folha salarial, mas não aparecem nos registros oficiais de transparência.
Também foram detectadas irregularidades na gestão dos recursos, como o uso inadequado de contas bancárias, o que dificulta o controle e a rastreabilidade dos valores recebidos. Os envolvidos poderão responder por crimes relacionados à falsificação de dados em sistemas públicos.
A Polícia Federal segue com as investigações.
(GD)