Um projeto piloto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para impulsionar as exportações da madeira sustentável de Mato Grosso é uma das principais novidades da edição do Dia da Floresta deste ano.
O presidente do Fórum Nacional de Básico Florestal (FNBF), Frank Rogieri, destacou que essa ação para promover a madeira brasileira no mercado internacional com a presença de 10 compradores internacionais para conhecer in loco como funciona o manejo florestal sustentável, controle ambiental, rastreabilidade e qualidade dos produtos madeireiros, são fundamentais para ampliar o mercado aos produtos brasileiros.
“Temos intensificado a presença em mercados internacionais, participando de feiras e eventos de negócios para reforçar o compromisso social e ambiental do Brasil. A iniciativa marca um passo significativo para aumentar a participação do Brasil, que possui a maior floresta tropical do mundo, no mercado global de madeira, onde atualmente detém apenas 2%”, argumentou.
Nesta edição, o FNBF recebeu dez empresários internacionais do México, Uruguai, Alemanha, França e África do Sul. Eles visitarão indústrias em Alta Floresta, Mato Grosso, para avaliar de perto a qualidade da produção brasileira. Uma das visitas incluirá a Fazenda Vaca Branca, uma propriedade rural que integra produção de alimentos e madeira com responsabilidade ambiental e social, destacando a nova modalidade de rastreabilidade implementada no estado.
“O Governo de Mato Grosso é pioneiro na gestão ambiental. A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) é a primeira secretaria a descentralizar a gestão no Brasil. Mato Grosso é o primeiro estado a garantir rastreabilidade em 100% da produção madeireira, fortalecendo a imagem positiva do setor no exterior”, disse Frank.
A preservação das florestas é uma das prioridades da atual gestão da ApexBrasil, que trabalha para posicionar o país como líder global em práticas de manejo florestal sustentável.
“Queremos conectar os empresários amazônicos aos mercados internacionais, organizando o setor produtivo em torno de desafios comuns e trazendo compradores de todo o mundo para conhecer o potencial dos produtos florestais, que possuem alto valor agregado”, afirma Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Programas como o Exporta Mais Amazônia e as Mesas Executivas de Exportação estão sendo desenvolvidos pela Agência, focando em produtos de alto valor agregado e compatíveis com a floresta, como a castanha do Brasil, promovendo o desenvolvimento sustentável da região Norte.
O Dia de Floresta é uma realização do Fórum Nacional de Atividade de Base Florestal (FNBF), do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e parceria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e Governo do Estado de Mato Grosso.