O deputado estadual Thiago Silva (MDB) tem trabalhado na Assembleia Legislativa ações efetivas, projetos sociais e leis com o objetivo de garantir a proteção às mulheres que tem sofrido violência doméstica no estado de Mato Grosso.

Com o foco em coibir violências praticadas contra mulheres, o parlamentar é o autor da Lei 11061/2019 que criou a Delegacia 24h para atendimento, inclusive aos finais de semana, às mulheres vítimas de violência doméstica. Thiago Silva tem trabalhado junto à primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes, a ampliação das delegacias 24h para as cidades-polo do Estado, como Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Juína e Confresa.

“A nossa primeira lei sancionada foi a Delegacia da Mulher 24h, que foi um compromisso que fizemos com a sociedade nas eleições e a nossa luta é para ampliar estas unidades, pois infelizmente tem crescido em nosso Estado práticas de violência física, psicológica, moral, patrimonial contra as mulheres, o que gera um abalo em toda a estrutura familiar. Estamos trabalhando para proteger as mulheres e suas famílias”, comentou o deputado.

De acordo com os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) divulgado neste mês, Mato Grosso registrou a maior taxa de feminicídios do país, com 2,5 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres.

Em números absolutos, foram 46 feminicídios em 2023. Destes, apenas 5 mulheres tinham medida protetiva contra o agressor, segundo levantamento da Policia Civil. O número representa que apenas 11,9% dos homens eram observados pela segurança pública.

“Precisamos de ações efetivas para acabar com estes crimes que têm se tornado banal em nosso Estado. Agradecemos a defesa do deputado Thiago que tem um olhar focado em defender as mulheres”, comentou a costureira Meire Costa.

São ações do deputado em defesa das mulheres, a Lei 11810/2022 que institui o Dia de Combate ao Feminicídio em Mato Grosso, Projeto de lei nº 68/2023 que institui o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas, indicação para a criação da coordenadoria da Mulher no Estado, projeto de Lei nº 691/2023 – Institui o Programa de pagamento de auxílio aluguel às mulheres em situação de violência doméstica, entre outros.

Thiago Silva também criou, junto de sua esposa Eliane Moreira, o Projeto Flor do Cerrado, que realizou cursos de qualificação para mais de 1.000 mulheres. Neste projeto, elas aprenderam técnicas de panificação, confecção de doces e compotas, ovos de páscoa, e tiveram aulas de costura e crochê, com o intuito de gerar renda para as famílias.