O pré-candidato a prefeito por Rondonópolis Thiago Silva propõe a implantação da Guarda Municipal no município, que possui hoje mais de 245 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
“Temos como proposta implantar a Guarda Municipal para melhorar a segurança e tornar Rondonópolis um lugar mais seguro para a nossa população, que vive tanto na zona rural, e também nos bairros da cidade”, afirmou.
De acordo com o pré-candidato, a implantação da Guarda Municipal na cidade se faz necessária para coibir o aumento da criminalidade e contribuirá diretamente para ampliar a segurança dos locais públicos, como escolas, praças, parques e áreas de lazer.
A Guarda Municipal em Rondonópolis poderá atuar em conjunto com as forças policiais do Estado para auxiliar na segurança patrimonial e rondas policiais no município com o objetivo de ampliar a sensação de segurança da população.
A guarda também será providencial na organização do trânsito de Rondonópolis que teve mais de 1.500 acidentes só no primeiro semestre de 2.023, ocasionando dezenas de vítimas fatais.
O Vereador Investigador Gerson reforçou que a Guarda Civil Municipal é de suma importância para Rondonópolis. “Nós já temos um abaixo assinado com 5 mil assinaturas, que é em prol da instalação da Guarda Civil em Rondonópolis. E ela tem uma importância significante, pois poderá fazer a segurança patrimonial, a segurança de escola e fiscalização no trânsito. Existem estudos em cidades onde foram instaladas a Guarda Municipal, e aliado ao trabalho das forças de segurança existente, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, ocorreu a diminuição no índice de criminalidade”, disse.
Hoje, a Guarda Municipal já funciona em algumas cidades de Maro Grosso, como nos municípios de Várzea Grande e Lucas do Rio Verde, prestando atendimento na área da segurança pública e trânsito.