O deputado Thiago Silva (MDB) defendeu a Revisão Geral Anual (RGA), nesta quarta-feira (8), sobre os salários dos servidores públicos estaduais. Ele também destacou a importância de assegurar o ganho real, já que por dois anos – em governo anterior – não foram concedidos reajustes salariais aos trabalhadores.
Conforme apresentado no Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, o Governo de Mato Grosso prevê o pagamento de 4,1% calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é referência para a inflação. No entanto, o parlamentar espera que este percentual seja maior para atender às demandas dos servidores, que aguardam a correção para recompor suas perdas salariais.
“A Revisão Geral Anual (RGA) é um direito constitucional que precisa ser garantido aos servidores públicos do Estado. Eles têm que recuperar as perdas salariais acumuladas, em relação aos anos anteriores, que não houveram reajuste em seus salários. O melhor a ser feito seria que o percentual ultrapasse a inflação. O valor previsto de 4,1% precisa ser melhorado na recomposição salarial”, pontuou Thiago Silva.
Ainda é aguardado o fechamento do IPCA, previsto para esta sexta-feira (10). Após a divulgação, o Poder Executivo Estadual enviará o Projeto de Lei da RGA, que será debatido novamente na próxima sessão plenária, marcada para terça-feira (21). A expectativa é de que o reajuste seja incluído na folha salarial deste mês de janeiro.