Defensor da industrialização como ferramenta de diversificação da economia, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) criou a Frente Parlamentar em prol da Industrialização para impulsionar o desenvolvimento econômico e geração de empregos diretos e indiretos em Mato Grosso. O propósito desta iniciativa é promover políticas públicas que incentivem novos investimentos para a instalação de indústrias que fomentem o empreendedorismo tecnológico e de inovação.

“Precisamos criar mecanismos que atraiam novos negócios para as regiões que possuem forte potencial e posição privilegiada para a instalação de diferentes setores e, assim, fomentar a industrialização para diversificar a economia do Estado. Nesta linha, vamos alcançar o progresso e aumentar a geração de emprego para a população”, comenta o parlamentar.

Ele exemplifica o caso de Rondonópolis, que é considerada a segunda maior economia do Estado, mas precisa ter um projeto que desperte a atenção do empresariado para instalar importantes indústrias para a região. “Rondonópolis tem grandes atrativos na logística que potencializam a cidade para receber novas indústrias. É preciso criar um programa de incentivo e fomento de indústrias, promover a qualificação profissional e garantir empregos aos rondonopolitanos. Existem municípios mato-grossenses que são menores que Rondonópolis e já se destacam mais, como um polo de investimentos no cenário econômico”, esclarece Thiago Silva.

De acordo com o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), mesmo com a alta no desempenho da geração de empregos no ano de 2023, infelizmente, Rondonópolis não teve um saldo positivo. Os dados apontam que das 3.903 vagas de trabalho formal abertas, somente 398 foram para o setor industrial.

O parlamentar explica que é preciso trabalhar na qualificação profissional, para que as indústrias e empresas possam contar com a mão-de-obra especializada e, também, de uma política tributária que incentive a vocação de cada município. “Além de Rondonópolis, sabemos que há municípios das regiões norte, oeste e médio-norte que possuem potencial para se desenvolverem. Só precisa termos um olhar atento e estratégico para agregar valor à matéria prima, promover a industrialização e avanços para Mato Grosso”, concluiu.

Autor da Lei n.º 11.519/2021, que propõe a criação de Fórum de Desenvolvimento Regional para fortalecer o potencial econômico de Mato Grosso, Thiago Silva instalou a Câmara Setorial Temática (CTS), que está em execução na Assembleia Legislativa. A proposta é para reduzir as desigualdades regionais e propor planos e projetos a serem aplicados nos municípios entre os Poderes Executivo e Legislativo, iniciativa privada e sociedade civil organizada.