A forte chuva que atingiu Cuiabá, nesta terça-feira (8), dia do aniversário da cidade, causou estragos e transtornos em diversos pontos. O temporal alagou avenidas, destelhou casas e até causou infiltração em parte do teto de um shopping (assista acima). A Defesa Civil informou que choveu mais que o volume previsto, de 60 milímetros por hora.

Devido a chuva, a Prefeitura  de Cuiabá adiou os shows regionais que ocorreriam no Parque das Águas, em comemoração aos 306 anos da Capital mato-grossense. Um nova data deve ser anunciada em breve.

O temporal destelhou casas no bairro Santa Marta e desabou uma casa no bairro Dom Aquino.

Ainda se recuperando do incêndio que destruiu o Shopping Popular em julho do ano passado, os comerciantes foram surpreendidos pela água que invadiu a atual estrutura.

Um comerciante registrou o local completamente alagado e lamentou: “perdemos tudo de novo” (assista abaixo).

De acordo com a Defesa Civil, a chuva ainda alagou e derrubou o muro da Unidade de Pronto Atendimento, no bairro Jardim Leblon. As estruturas do antigo Pronto Socorro e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) também foram invadidas pela água.

UPA do Jardim Leblon, antigo Pronto Socorro e HMC ficaram inundados em Cuiabá

O prefeito Abilio Brunini (PL) informou que a UPA Leblon não sofreu nenhum dano e que o alagamento foi causado, possivelmente, por problemas de esgoto. Ele afirmou ainda que os pacientes da unidade serão realocados.

“Alguns [pacientes] temporariamente serão realocados para outras unidades para a gente fazer uma higienização total na UPA. Assim que a UPA estiver em total condições de ser reativada, aí a gente reativa e aqueles que puderem voltar à UPA para continuar a internação, continuarão. E aqueles que já seguem outros caminhos, seguirão outros caminhos”, declarou.

Córrego do Barbado transbordou e alagou a Avenida Tancredo Neves, em Cuiabá — Foto: TVCA

Córrego do Barbado transbordou e alagou a Avenida Tancredo Neves, em Cuiabá(Foto: TVCA)

Já no bairro Jardim das Américas, carros ficaram ilhados nas ruas. O shopping da região teve parte do teto comprometida pela infiltração, que causou alagamento na praça de alimentação. A região central também ficou inundada, a água invadiu a estação Bispo e deixou e os usuários de transporte público ilhados.

O córrego do Barbado transbordou e alagou a Avenida Tancredo Neves, próxima aos bairros Jardim Petrópolis e Jardim Kennedy. Parte do viaduto da Avenida Miguel Sutil também ficou alagada.

Avenida Miguel Sutil alagada — Foto: TVCA

Avenida Miguel Sutil alagada(Foto: TVCA)

Nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta amarelo (Perigo Potencial) para chuvas intensas na capital.

⛈️🎐De acordo com o Inmet, em caso de rajadas de vento, a orientação é que a pessoa não se abrigue debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas.

📲🔌Outra orientação do Instituto é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

(Fotos: Reprodução Redes Sociais – Ronaldo Pacheco)