Soldados ucranianos encontraram um antigo local de sepultamento grego enquanto escavavam para construir fortificações militares no sul da Ucrânia. A descoberta ocorreu quando um operador de escavadeira percebeu uma pequena ânfora sobressalente em uma trincheira recém-escavada.

Os especialistas determinaram que a ânfora era de origem jônica (produzido na região da Jônia, uma área da Grécia Antiga localizada na costa oeste da atual Turquia) e foi fabricada especialmente para rituais fúnebres. O objeto foi entregue ao Museu Regional de História Local de Mykolayiv para análise.

No mesmo local, foi encontrado um oinochoe, um tipo de jarro grego com uma alça e três bicos, e restos humanos.

Resto de vaso encontrado no local da descoberta — Foto: 123ª Brigada de Defesa Territorial
Resto de vaso encontrado no local da descoberta — Foto: 123ª Brigada de Defesa Territorial

“Estes são objetos rituais feitos especificamente para sepultamentos e trazidos da Grécia. O fato de os recipientes estarem intactos e sem danos sugere que os indivíduos enterrados tinham um alto status social”, afirmou Oleksandr, ex-arqueólogo e professor da Universidade Nacional Vasyl Sukhomlynskyi Mykolaiv, que atualmente serve no exército, ao portal Ukrainska Pravda.

A necrópole foi datada dos séculos 6 ou 5 a.C., período em que os gregos antigos estabeleceram colônias ao longo da costa norte do Mar Negro, região onde hoje fica a Ucrânia. O achado representa uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre os costumes e o cotidiano das populações que habitaram a região há milhares de anos.

(Por Redação Galileu)