Uma quadrilha de estelionatários foi presa nesta segunda-feira (19), em Cuiabá, após aplicarem diversos golpes com falsas doações em maquininhas de cartão nos sinaleiros da região central da cidade. Os cinco homens se fantasiavam de palhaços e alegavam participar de um projeto social da Universidade de São Paulo.

Conforme explica a secretária municipal de Ordem Pública, delegada Juliana Palhares, o grupo circula na região do bairro Popular, próximo ao restaurante Choppão, usando as fantasias e abordando motoristas para contar a história do projeto social, que seria para ajudar crianças.

Eles pediam as doações de qualquer quantia para ‘ajudar’ o projeto, e caso a pessoa aceitasse a doação por meio de Pix, forneciam o QR Code em máquinas de cartão, no valor que desejasse. Por exemplo, a pessoa aceitava doar R$ 10, fazia o pagamento, mas depois ao verificar a conta bancária, via que aquele pagamento foi de R$ 100.

“Já tivemos várias ocorrências nesse sentido. Então, a pessoa de boa vontade fala, olha, eu não tenho dinheiro, mas eles estão com uma máquina e mostram QR Code para você fazer um Pix no valor que você deseja. Aí você fala, ah, eu quero doar 10 reais, 20 reais, 50 reais. E você faz a doação. Aí você vai checar a sua conta bancária. Aquele mesmo valor de 10 reais de 20 reais vira 100, 200. São vários boletins de ocorrência já registrados em Cuiabá. Estão sendo todos investigados pela Delegacia de Estelionato”, explica Palhares.

A prisão dos suspeitos ocorreu após a secretaria passar pela região da Praça Oito de Abril e avistar os ‘palhaços’. Ela acionou a Delegacia de Estelionatos e permaneceu no local fazendo a vigilância até a chegada dos policiais civis. Os homens foram conduzidos à delegacia e as máquinas de cartão foram apreendidas.

Juliana Palhares ainda alertou para que outras vítimas do golpe registrem seus boletins de ocorrência.

“Quem se sentir lesado, quem eventualmente tenha caído nesse golpe ou deseja se certificar de que caiu ou não, registrem o boletim de ocorrência e procurem a Delegacia de Estelionatos para dar seguimento à investigação. A gente informalmente tem conhecimento de muitas pessoas que caíram nesse golpe. Então procurem a Polícia Civil, façam o boletim de ocorrência, isso é muito importante, e divulguem esse novo golpe aí”, disse.

“E na dúvida, pessoal, é necessário a gente buscar maiores informações antes de colaborar e acabar colaborando com os criminosos. Então é isso aí, turma. Fiquei sabendo o alerta, golpe na praça, um golpe novo aí nessa nova modalidade”, complementou.

(Olhar Direto)