Foto: André Durão)

O São Paulo venceu o Vasco por 2 a 0 em São Januário, neste domingo, e ultrapassou o time carioca na tabela do Brasileirão. Os gols foram marcados por Lucas Moura, de pênalti, no primeiro tempo, e Luiz Gustavo, na etapa final.

O primeiro tempo começou equilibrado, com o São Paulo pressionando a saída de bola do Vasco e criando as primeiras chances do jogo. O Vasco logo equilibrou as ações e passou a pisar mais no campo de ataque, mas com dificuldades na construção das jogadas. O time de Diniz apostou em chutes de longa distância e cruzamentos. Assim, criou sua melhor chance, aos 28 minutos: após cobrança de escanteio, Rayan cabeceou na trave, e Robert Renan obrigou Rafael a boa defesa na sobra. O São Paulo respondeu aos 38, com Tapia exigindo boa defesa de Léo Jardim em chute cara a cara com o goleiro. Nos minutos finais, o time paulista voltou a subir a marcação e conseguiu um escanteio que foi determinante no último minuto. O VAR alertou para falta de Paulo Henrique em cima de Arboleda, o árbitro viu as imagens e marcou o pênalti. Lucas converteu, e o primeiro tempo foi encerrado em seguida.

O Vasco voltou em cima do São Paulo no segundo tempo e apostou nos cruzamentos para tentar vencer a defesa tricolor, mas Arboleda ganhou quase todas pelo alto. A melhor chance vascaína foi com Andrés Gómez, aos 9, invadindo a área e chutando em cima de Rafael. Fernando Diniz foi para o tudo ou nada e encheu o campo de meias e atacantes – os cariocas terminaram o jogo com cinco atacantes em campo, mas não conseguiu levar tanto perigo ao time paulista, que apostou nos contra-ataques e levou perigo com Sabino, aos 15, chutando de fora da área para Léo Jardim espalmar. Crespo apostou em jogadores de velocidade no segundo tempo e aproveitou a desorganização do Vasco para matar o jogo aos 41, após cobrança de escanteio, com Luiz Gustavo cabeceando para as redes na primeira trave. Ainda teve a chance do terceiro, aos 49, com Rigoni invadindo a área sozinho e chutando cruzado para fora.

Tabela

O São Paulo chegou a 44 pontos e assumiu a oitava posição, ultrapassando o Vasco, que é o nono colocado, com 42 pontos. Na próxima rodada, o Vasco vai enfrentar o Botafogo, na quarta-feira, no Nilton Santos, às 19h30. O São Paulo receberá o Flamengo na Vila Belmiro, também na quarta, às 21h30.

Gols da experiência

O São Paulo construiu a vitória com gols de jogadores experientes e com carreira fora do Brasil e na seleção brasileira. Lucas Moura encerrou jejum de mais de dois meses sem marcar e abriu o placar nos acréscimos do primeiro tempo, de pênalti. Foi o segundo gol do camisa 7 no Campeonato Brasileiro.

O jejum do volante era ainda maior. Luiz Gustavo ficou afastado dos gramados em boa parte da temporada por causa de um tromboembolismo pulmonar e voltou a balançar as redes depois de 11 meses. O volante marcou aos 41 minutos do segundo tempo, aproveitando cruzamento de Ferreirinha para cabecear para o gol.

Sequência interrompida

O Vasco buscava chegar à quinta vitória seguida no Brasileirão. A última vez que o clube havia vencido cinco seguidas sem contar partidas de estaduais foi em 2000. A sequência vitoriosa ainda não aconteceu para o time na história dos pontos corridos.

Ancelotti em São Januário

O treinador da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, foi a São Januário assistir à partida entre Vasco e São Paulo. O comandante estava acompanhado pelo diretor de seleções da CBF, Rodrigo Caetano. Um dos jogadores observados foi Marcos Antônio, do São Paulo, que está na pré-lista da Seleção para os jogos da Data Fifa de novembro. Na última convocação, Ancelotti chamou Paulo Henrique, do Vasco.

fonte: GE

Por Redação