A Ponte Preta venceu o São Paulo por 2 a 1, de virada, na noite desta quarta-feira, no Morumbis, pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. Artur e Éverton Brito fizeram os gols da Macaca, e Calleri marcou para o Tricolor. O resultado complica a situação do Palmeiras no estadual, já que se não vencer nesta rodada estará eliminado. A má fase do São Paulo, porém, não é pontual. São cinco jogos sem vencer, com duas derrotas e três empates. Para a Ponte, no Morumbis, o time não perdia em Paulistão desde 2011 e, no geral, desde a semifinal da Sul-Americana de 2013. O tropeço desta noite impediu também o Tricolor de confirmar a liderança da chave.

Como fica?

Com esse resultado, o São Paulo continua na liderança do Grupo C, com 16 pontos, apenas um à frente do Novorizontino. Assim, na última rodada, o Tricolor precisa vencer para garantir a vantagem de jogar as quartas de final em casa. A Ponte Preta, por sua vez, foi aos 22 pontos no Grupo D, mesma pontuação do líder São Bernardo. A Macaca depende apenas de si para avançar de fase.

Primeiro tempo

São Paulo e Ponte Preta fizeram um jogo morno no primeiro tempo. O Tricolor, com maior posse de bola, esteve mais presente no ataque. Mas não conseguiu chegar com muito perigo nos primeiros minutos. Calleri e Oscar tentaram, mas não tiveram sucesso. Aos poucos, a Macaca encontrou espaços, mas as melhores chances saíram dos pés de Jean Dias. O camisa 7 tentou três vezes em chutes fortes de longe, mas Rafael defendeu.

O jogo esquentou apenas depois dos 40. Pablo Maia teve ótima chance depois de rebote de Luciano, mas mandou para fora. Na sequência, a cobrança de escanteio de Oscar encontrou Calleri, que fez o movimento de cabecear e desviou com o ombro: gol do São Paulo, aos 44 minutos.

Segundo tempo

A etapa final começou com a Ponte Preta reagindo. Aos três minutos, depois de cruzamento de Jean Dias e desvio de Arboleda, Artur completou para o gol. O lance animou os visitantes e assustou os donos da casa. Tanto que a Macaca virou o jogo aos 14 minutos, com Éverton Brito. Do lado do Tricolor, nada de reação. Pelo contrário. Sem conseguir se encontrar, o São Paulo bateu e voltou na defesa da Ponte Preta. Não ameaçou o adversário, embora tivesse ficado bastante com a bola. Desempenho mais uma vez abaixo do esperado do time do Morumbis.

Artur comemora gol da Ponte Preta no Morumbis

Artur comemora gol da Ponte Preta no Morumbis (Foto: Marcos Ribolli)

Próximos jogos

São Paulo e Ponte Preta voltam a campo pelo Paulistão no domingo, na última rodada da fase de grupos. O Tricolor visita o São Bernardo, no estádio Primeiro de Maio. E a Macaca recebe o Bragantino, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Todas as partidas dessa etapa serão no mesmo horário, às 18h30. (GE)