O serviço de coleta domiciliar de lixo recolheu, apenas nos últimos dez dias, mais de 5,2 mil toneladas de resíduos nos bairros de Cuiabá. Segundo a Locar Saneamento Ambiental o número mostra que a empresa tem operado com eficiência, garantindo uma média de 520 toneladas de materiais encaminhados diariamente para o aterro sanitário Ecoparque Pantanal.
Para a empresa, esse resultado é reflexo de um trabalho planejado, executado com base em um cronograma montado para alcançar todas as regiões durante a semana. Segundo a Locar, cada bairro da Capital é atendido com uma frequência de três vezes por semana, assegurando que a coleta aconteça de forma regular em toda a cidade.
A logística da operação também chama atenção pela estrutura. Atualmente, são realizadas quatro saídas diárias de caminhões compactadores: às 7h, 16h, 18h e 20h. Com isso, as comunidades são atendidas nos turnos da manhã, tarde, noite e a operação é finalizada durante a madrugada, evitando acúmulo de resíduos.
Conforme o cronograma da Locar, as localidades inseridas nos dias pares são alcançadas às segundas, quartas e sextas-feiras. Já as cadastradas nos dias ímpares, recebem as equipes todas as terças, quintas e sábados. Atualmente, a coleta domiciliar de lixo conta com 25 veículos circulando por turno.
“Temos um compromisso de investir, de forma contínua, na melhoria da prestação do serviço em Cuiabá. Neste momento, estamos aplicando mais de R$ 1 milhão na construção de uma nova sede operacional. Além disso, a partir de julho deste ano, Cuiabá terá uma nova frota de caminhões”, explica a CEO da Locar, Carolina Buarque.
Outro dado que reforça a eficiência da operação é a baixa taxa de reclamações recebidas, nos últimos meses, pelo canal de atendimento disponibilizado à população. Conforme a prestadora de serviço, de abril até este momento, foram registradas apenas quatro, sendo três relacionadas a falhas pontuais no serviço e uma de ocorrência de trânsito.
“É um número considerado extremamente baixo, principalmente para uma cidade com mais de 300 bairros e uma população que chega a quase 700 mil habitantes. O mais importante é que todas essas demandas recebidas pelo nosso 0800 são solucionadas em poucas horas”, pontua Carolina Buarque.
Para entrar em contato, a empresa disponibiliza o número 0800 002 0202. A população pode usar esse canal para relatar ocorrências, tirar dúvidas ou contribuir com sugestões para melhoria contínua da coleta em Cuiabá.