Com o calendário muito modificado devido à pandemia, o primeiro Ranking de Times da Série B tem um desequilíbrio grande na quantidade de partidas disputadas. Enquanto algumas equipes já jogaram 11 vezes, como CSA, Sampaio Corrêa e Confiança, outras só entraram em campo em 3 oportunidades, casos de Coritiba e Londrina. A análise é de Marcelo Raed, comentarista do esporte da Globo e técnico licença B pela ATFA (Argentina). Confira:
Três times mantém os 100% de aproveitamento: Coritiba, Remo e Náutico venceram todos os seus jogos e lideram o primeiro Ranking. O que difere a pontuação entre os clubes é o peso dos jogos disputados.
Ranking de times da Série B: temporada até março — Foto: (arte: Marcelo Raed)
1. Coritiba: venceu as 3 partidas que disputou, incluindo a classificação na Copa do Brasil, e só sofreu 1 gol. Dentre os times que estão 100%, fica a frente pelos critérios de peso dos campeonatos disputados.
2. Remo: 4 vitórias em 4 jogos, incluindo a classificação na Copa do Brasil. Fez 10 gols e sofreu apenas 3.
3. Náutico: a equipe tem 4 jogos e 4 vitórias na temporada, todas pelo Pernambucano, uma vez que a equipe não disputa a Copa do Brasil.
4. CRB: se classificou na Copa do Brasil, tem 3 vitórias em 6 jogos na Copa do Nordeste e está invicto no Estadual.
5. Vila Nova: em 6 jogos, apenas 1 derrota (para o rival Goiás), e 4 vitórias, incluindo a classificação da Copa do Brasil.
6. Operário: tem apenas 4 jogos na temporada, com uma classificação na Copa do Brasil e campanha com 1 vitória, 1 empate e 1 derrota no Paranaense.
7. CSA: a equipe perdeu apenas 1 jogo na temporada, pela Copa do Nordeste. Porém, empatou muito. Em 11 jogos, foram 5 vitórias, 5 empates e 1 derrota.
8. Botafogo: em 8 jogos, tem 4 empates. Se classificou na Copa do Brasil com uma goleada e perdeu apenas 1 jogo na temporada, para o Flamengo.
9. Brusque: apesar da eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, a equipe venceu 4 jogos em 7 disputados no Catarinense.
10. Vitória: disputou 11 jogos até aqui, com 6 empates. Tem 4 vitórias e apenas 1 derrota (pela Copa do Nordeste).
11. Avaí: a equipe se classificou na Copa do Brasil e tem 3 vitórias em 7 jogos na temporada.
12. Ponte Preta: a campanha irregular no início do Paulistão, com 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas, puxa a equipe para a segunda parte da tabela, mesmo com a classificação na Copa do Brasil.
13. Sampaio Corrêa: em 11 jogos na temporada, tem apenas 2 derrotas, uma delas que causou a eliminação na Copa do Brasil.
14. Guarani: com o Paulistão paralisado e fora da Copa do Brasil, o time tem apenas 4 partidas na temporada, com 1 vitória, 2 empates e 1 derrota.
15. Cruzeiro: tem 3 empates nos 7 jogos da temporada, incluindo a classificação na Copa do Brasil (além de 2 vitórias e 2 derrotas). Marcou 5 gols e sofreu 4.
16. Confiança: mais uma equipe com 11 jogos na temporada, sendo 4 vitórias, 4 empates e 3 derrotas – uma delas que custou a eliminação na Copa do Brasil.
17. Vasco da Gama: em 8 jogos até aqui, a equipe tem 5 empates (um deles na classificação na Copa do Brasil) e só venceu uma vez na temporada.
18. Goiás: a equipe tem um início de temporada muito irregular, com 2 vitórias e 3 derrotas, incluindo a eliminação na Copa do Brasil.
19. GE Brasil: em 8 jogos, o time perdeu 4 vezes, com outras 2 vitórias e 2 empates.
20. Londrina: tem apenas 3 jogos na temporada, com 3 empates.
(Marcelo Raed/Globo Esporte)