Quatro integrantes de uma facção criminosa, apontados como autores de crimes de tráfico de drogas e homicídios em Vila Bela da Santíssima Trindade, foram presos em flagrante na noite de quarta-feira (07), em uma ação conjunta das equipes da Polícia Civil e Polícia Militar de Mato Grosso, no município.
A ação faz parte da Operação Fronteira Integrada, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) com objetivo de intensificar ações policiais de enfrentamento a crimes contra a vida, em especial, homicídios, ocorridos na região de fronteira.
A prisão dos criminosos ocorreu durante diligências para apurar a morte de uma jovem ocorrida na última terça-feira (6), na cidade. Os presos foram identificados como membros de uma facção criminosa da qual o irmão da vítima também faz parte.
Os presos, de 18, 27 e dois de 23 anos, foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. Contra dois deles também foi lavrado o flagrante por tentativa de homicídio praticado contra uma equipe da Polícia Militar durante perseguição policial.
O crime que vitimou Laura Nantes Castro, de 22 anos ocorreu na tarde de terça, em uma oficina mecânica na região central de Vila Bela da Santíssima Trindade, onde a vítima trabalhava como operadora de caixa. A vítima estava no caixa do estabelecimento, quando dois homens com capacetes e camisetas de manga longa entraram no local e efetuaram disparos de arma de fogo contra a funcionária que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Assim que foram acionadas dos fatos, as equipes das Polícias Civil e Militar iniciaram as diligências integradas com a finalidade de identificar e prender os autores do crime.
Durante a madrugada, uma equipe da Polícia Militar conseguiu flagrar dois suspeitos em uma motocicleta sem farol. Ao perceber que seriam abordados pelos policiais, os suspeitos empreenderam fuga, efetuando disparos contra a equipe policial, dando início a uma troca de tiros, momento em que eles caíram da motocicleta. Um dos suspeitos foi detido enquanto o outro conseguiu fugir entrando em uma região de mata.
Em continuidade às diligências, as equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar conseguiram flagrar o suspeito que havia fugido entrando em uma residência, onde estavam outros dois envolvidos. Ao avistarem os policiais, os suspeitos tentaram fugir pelos fundos da casa, pulando muros e invadindo terrenos, porém, foram detidos dentro da área de uma igreja.
Em posse dos criminosos foram encontradas duas armas de fogo de uso restrito, tipo pistola 9 mm. Na casa em que eles estavam foram apreendidas munições 9 mm e uma munição de escopeta calibre 12, além de drogas e veículos que podem estar relacionados a homicídios ocorridos no final do ano passado e início desse ano.
Diante das evidências, os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade, onde foram interrogados pelo delegado Luiz Camargo e autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, associação criminosa e tentativa de homicídio.
“Os presos possuem diversas passagens anteriores pro crimes de roubo, tráfico de drogas e associação criminosa e possivelmente estão envolvidos em homicídios ocorridos nos últimos meses no município e região. As investigações seguem em andamento para esclarecimento de fatos relacionados à morte da vítima Laura assim como de outros homicídios praticados por facções criminosas”, disse o delegado.