Apontado em sites de apostas como autêntica zebra, em quase 12 por um, o Primavera Futebol Clube desafiou o favoritismo do Cuiabá Esporte Clube e se sagrou campeão de Mato Grosso de 2025. No jogo de ida, o Dourado tinha vencido por 2 a 1 e tratou a partida de volta, na Arena do Pantanal, na tarde-noite deste sábado (29), como uma etapa burocrática, para confirmar o tetracampeonato.

E o favorito foi punido pela bola: no tempo normal, o Primavera venceu por 1 a 0. Na sequência, em disputa de pênaltis, o clube de Primavera do Leste venceu por 4 a 2, levando para casa o primeiro título da sua história.

Na década de 2000 e 2001, o extinto Clube Juventude, comandado pelo saudoso ex-prefeito Vilceu Marchetti, foi bicampeão estadual. Teria registrado público superior a 12 mil torcedores (não oficializado), no Estádio Asa Delta, em confronto com o Operário Várzea-Grandense.

Com a bola rolando, desde os minutos iniciais o Cuiabá dominou a posse de bola no primeiro tempo e tentou ditar o ritimo da partida.

Todavia, o Primavera foi perigoso nos contra-ataques. No lance mais perigoso pelo lado do Cuiabá, Juan Christian encontrou Ruan Oliveira dentro da área, que perdeu a chance de frente para o goleiro Lucas Alves.

Já a primeira finalização do Primavera veio com Bryan. Em uma batida de falta, Ruan Oliveira bateu falta em cima do goleiro Lucas Alves. E, em uma rápida recuperação de bola, Sávio acionou Nathan Bahia, que cortou o zagueiro Bruno Alves e tocou para o atacante Sávio, que finalizou para o gol.

O Primavera abriu o placar no primeiro tempo com gol do atacante Sávio e enervou os atletas do Dourado.

“Um gol muito importante, né? É um gol que nos deixa vivo de novo no jogo. É só agradecer a Deus pela oportunidade. O que foi passado pelo Gelson Conte é o que o time conseguiu fazer em campo. Com certeza, o nosso time fez tudo aquilo que o Gelson pediu e, graças a Deus, saímos ganhando”, destacou Sávio, para a TV Centro América antes de levar a disputa para os pênaltis.

Com o título, o Primavera carimba calendário cheiro para 2026, com vaga na Copa do Brasil, no Brasileirão da Série D e na Copa Verde.

Representando Mato Grosso, na Segundona, Cuiabá estréia no próximo domingo, às 19 horas, no Estádio Raulino de Oliveira, contra o Volta Redonda.

Primavera do Leste é campeão mato-grossense (Foto: Montagem Facebook Primavera do Leste – MT)
Sávio Santos comemora gol da vitória do Primavera, na final disputada na Arena do Pantanal, contra o Cuiabá EC.