O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso José Zuquim Nogueira garante que pretende fazer uma gestão focada na valorização dos servidores e servidoras e na humanização da Justiça em todas as comarcas do Estado. Seu mandato tebe início na quarta-feira (1º de janeiro) e ele irá chefiar o Poder Judiciário de Mato Grosso pelos próximos dois anos.
União, transparência, fortalecimento da instituição e credibilidade à sociedade são alguns dos motes da gestão. Melhorar a qualidade dos serviços do Poder Judiciário como um todo, tanto internamente entre os servidores e as coordenadorias, quanto para os cidadãos e público externo também são anseios do presidente. “Nós temos que fazer um Judiciário único, de ponta a ponta, nós temos que mostrar por que viemos e por que estamos aqui”, afirma.
Avançar em tecnologia também é um dos objetivos do desembargador, em modelos de trabalho em gabinetes de 1º e 2º graus, e também avançar na inteligência artificial.
Com uma visão clara de modernização e eficiência, a gestão do desembargador José Zuquim Nogueira se propõe a transformar o Judiciário em um exemplo de inovação, transparência e compromisso com as necessidades da sociedade, sem abrir mão da responsabilidade ambiental que sempre o acompanhou.
Currículo
O desembargador José Zuquim Nogueira é natural de Guaíra (SP), formou-se em Direito pela FIUBE – Faculdades Integradas de Uberaba, atual Universidade de Uberaba (MG).
Ingressou na magistratura de Mato Grosso em 20 de dezembro de 1985, jurisdicionando nas Comarcas de Porto dos Gaúchos e Juara cumulativamente.
Passou pelas Comarcas de Sinop, Cáceres, Barra do Garças e Cuiabá, onde atuou na Vara Especializada do Meio Ambiente e no Juizado Volante Ambiental (Juvam) por 17 anos, marcando sua carreira na área ambiental com reconhecimento nacional.
Tomou posse como desembargador do TJMT em 5 de outubro de 2012, foi corregedor-geral da Justiça no biênio 2021-2022, presidente do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais e presidente do Comitê de Saúde do TJMT.
A eleição para presidente se deu em sessão realizada pelo Tribunal Pleno no dia 10 de outubro de 2024.
(Rdnews)