Opresidente da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol Brasil), Rodolfo Queiroz Laterza, manifestou apoio ao prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) diante  do  afastamento do gestor pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), atendendo ao pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que o acusa de liderar organização criminosa na Saúde da Capital. Segundo ele,  o prefeito “merece um processo justo e baseado em provas objetivas”.

A decisão de afastamento foi proferida no último dia 04. No entanto, no dia 08, a defesa do prefeito conseguiu reverter a situação e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu uma liminar devolvendo  o cargo a Emanuel.

De acordo com o manifesto, a decisão que declarou o afastamento ilegal enseja a importância de se respeitar o devido processo legal e não se usar o Sistema de Justiça para “represálias políticas”, independente de quem seja.

O presidente também manifestou apoio ao deputado federal Emanuelzinho (MDB), que foi vítima de fake News através de uma reportagem da Revista Istoé, que afirmou que o parlamentar seria obrigado a deixar a vice-liderança do Governo na Câmara, em decorrência do afastamento do pai dele.

A reportagem chegou a afirmar que o afastamento teria sido pedido pelo próprio presidente da República, Lula (PT). O fato foi desmentido pelo líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (CE)