A reforma e ampliação das atividades ofertadas no Complexo Esportivo Adair Firmiano de Souza, instalado no bairro Cidade Verde, representam a valorização daqueles que integram a história de Cuiabá. A obra entregue pela Prefeitura de Cuiabá e executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) foi entregue no dia 1º de Maio, data em que o bairro completa 56 anos, pelo prefeito da capital, Emanuel Pinheiro. O investimento, aproximadamente R$ 1 milhão, contemplou reforma do centro comunitário, biblioteca, quadra esportiva e espaços novos como a academia ao ar livre, espaço infantil com brinquedos, iluminação de LED, podas de árvores que atenderão diversos bairros da região. O espaço também ganhou 36 mudas de árvores de distintas variedades.
A solenidade integrou a programação festiva de aniversário do bairro que teve bênçãos do padre Beto, da comunidade, moções de aplausos a 23 moradores antigos por indicação do vereador Mário Nadaf e apresentações culturais ao longo do dia e início da noite.
“É um trabalho em equipe que estamos entregando. Vocês lembram como era essa área, como era esse espaço? Transformamos o espaço largado, sujo, exposto à insegurança, a marginalidade e transformamos em uma linda obra de lazer, de entretenimento, de melhoria de qualidade de vida da população, uma área para todas as idades, com iluminação LED, pista de caminhada, melhoria do campo de futebol, aparelhos de ginástica para melhor idade, parquinho para as crianças, além da biblioteca para pessoas investirem ainda mais na cultura e educação. Tudo isso é cuidado com a vida das pessoas. Uma área dessa não valoriza só o bairro, os imóveis e o espaço público. O ganho maior é na valorização da qualidade de vida da população”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Para o prefeito, os idosos precisam envelhecer com dignidade, e envelhecer com dignidade é ter um espaço como o Complexo Esportivo entregue para que possam estar em família, passear com os netos, fazer caminhadas, conversar com os amigos, vizinhos. “E que a gurizada saia um pouco da internet e venha viver a vida, venha suar, venha brincar, correr, gastar sua energia também vivendo a sua infância, que os pais possam ir trabalhar sabendo que o seu bairro tem um espaço onde sua família possa confraternizar e viver em comunidade. Esse é o grande toque da gestão Emanuel Pinheiro para melhorar a qualidade de vida dos bairros de Cuiabá”, frisou o prefeito.
O bairro Cidade Verde é considerado um dos mais tradicionais de Cuiabá, com uma característica fortes da cuiabania, com famílias que residem a décadas na região, e as tradições desde o tempo da “Cohab Velha”, como era chamado antigamente o local. Na solenidade de entrega, o prefeito embrou dos “tempos antigos” em que muito frequentou o local, frisando grande estima que nutre justamente pela história muito forte que tem com a comunidade. “Sinto a expressão da cuiabania aqui”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Para o morador Antônio Assunção, que reside ali desde 1968, o novo complexo esportivo representa a chegada de grandes mudanças. “Chegou o progresso. São 56 anos de história e que hoje dá mais um passo importante. É o progresso, aqui era só mato. Esse complexo, nesse porte, é sinal que o progresso chegou. É ótimo para o bairro, temos aqui ao lado o posto de saúde (se referindo ao centro comunitário que foi cedido para a Secretaria Municipal de Saúde na época da Intervenção enquanto o real posto de saúde seria reformado, mas a Intervenção não executou a obra), agora com o complexo esportivo nós temos tudo no bairro. É muita alegria, como vemos, as crianças estão podendo se divertir. É uma valorização muito grande essa ação da gestão Emanuel Pinheiro”, pontuou o morador.
Nelson Jerônimo da Silva, que nasceu e foi criado no bairro, é atualmente o presidente da omunidade. “Estamos recebendo pista de caminhada e tantas outras benfeitorias já elencadas. Era uma reivindicação antiga e com o apoio do vereador Mário Nadaf, do vice-prefeito José Roberto Stopa, do prefeito Emanuel Pinheiro se concretizou. Posso dizer que era um espaço abandonado e ganhou vida. Agora todos os moradores podem vir e usufruir do espaço com total segurança. Aqui toda a iluminação pública foi reformada”, destacou.
Até as árvores grandes do local foram podadas, dando maior visibilidade ao ambiente, dando maior segurança. E 36 novas mudas foram plantadas em parceria com o projeto Plantar, desenvolvido por uma escola do bairro. “O Cidade Verde merece, mas o cobertor é curto, as demandas são enormes em Cuiabá e o vereador Mário Nadaf não me deixou em paz para que a execução dos serviços fosse atendida.
fazer, de executar uma obra e melhorar a qualidade da obra. Várias vezes a gente começou a obra de um jeito e terminou de um jeito muito melhor, graças ao Stopa, ao jeito, à qualidade e ao perfil do Stopa de querer fazer e fazer melhor. Tenho prazer de ver realizado o fruto desse trabalho, em equipe que ele liderou, que ele comandou. Aí Stopa, mais um filho nosso, uma filha, esse complexo esportivo para o Cidade Verde”, elogiou.
(Folha Max)