Vai começar a Libertadores! Nesta terça-feira, Monagas e Defensor abrem a principal competição de clubes da América da Sul às 21h30 no Nacional de Maturín, da Venezuela. São três confrontos na primeira fase, mas ainda sem brasileiros. O ge apresenta os primeiros participantes da Libertadores 2025:
Monagas-VEN x Defensor-URU, Nacional-PAR x Alianza Lima-PER e Blooming-BOL x El Nacional-EQU são os primeiros confrontos da Pré-Libertadores. Os brasileiros Bahia e Corinthians entram apenas na segunda fase, quando o Boca Juniors também estreia.
Monagas x Defensor
Classificado na 3ª colocação do Campeonato Venezuelano, o Monagas terminou 2024 mal e também não foi bem no início de 2025. A equipe está sem vencer um jogo oficial desde outubro. São onze partidas sem saber o que é ganhar. Os resultados ruins levaram o Monagas a trocar Carlojavier Fuhrman por Jhonny Ferreira, que tem dois jogos no comando do time. Edder Farías, experiente atacante venezuelano, é o principal reforço do Monagas para a temporada.
Campeão da Copa Uruguai de 2024 nos pênaltis sobre o Nacional, o Defensor fechou o ano em alta e ficou na 4ª colocação no Campeonato Uruguaio. Com o terceiro maior valor de mercado do país, o clube contratou recentemente o meia Matías Abaldo, que joga o Sul-Americano sub-20. Revelado pelo time, ele chega por empréstimo ao Defensor, que também conta com o atacante Diego Abreu, filho de Loco Abreu.
Adversário na segunda fase: Cerro Porteño
Nacional x Alianza Lima
Vice da Copa do Paraguai para o Libertad, o Nacional vive um momento de mudança com a troca de presidentes. Neste domingo, foi anunciada a saída do técnico Victor Bernay. O substituto do argentino ainda não chegou. Foram apenas três jogos em 2025, com duas derrotas e um empate.
Recém contratado, Nestor Gorosito tem a missão de colocar o Alianza Lima nos eixos após a perda de dois jogadores importantes na Libertadores 2024. Freytes e Serna se destacaram contra o Fluminense e foram contratados para reforçar o time carioca. Sem jogos oficiais em 2025, o Alianza terá suas primeiras impressões no ano.
Adversário na segunda fase: Boca Juniors
Blooming x El Nacional
O Blooming também mudou o comando. Mauricio Soria assumiu o cargo de treinador e ainda não estreou oficialmente. Até agora, o único jogo foi um 4 a 1 sofrido para o The Strongest em amistoso no final de janeiro. Não foi um 2024 positivo para o Blooming, que ficou em 6º na tabela anual do Campeonato Boliviano.
O ano do El Nacional começou com um vice-campeonato para a LDU. Com dois a menos, a equipe perdeu a Supercopa do Equador nos pênaltis. O time também tem um novo comandante, o argentino Omar Asad, que assume o atual campeão da Copa do Equador.
Adversário na segunda fase: Barcelona de Guayaquil
(GE)