Os investimentos realizados durante a gestão Emanuel Pinheiro são amplamente reconhecidos pela população cuiabana, segundo uma pesquisa do Instituto Gazeta Dados publicada neste domingo (1º). O levantamento revela que, com exceção da saúde, todas as demais áreas da gestão são avaliadas positivamente pela população.
Por exemplo pavimentação, educação, lazer, trânsito, moradia, fome, emprego, iluminação pública, saneamento básico e fornecimento de água apresentam os menores percentuais de prioridade para o próximo gestor municipal. A pesquisa entrevistou 1,2 mil pessoas entre os dias 20 e 23 de agosto. Na semana anterior, outro recorte do levantamento Gazeta Dados indicou que 51% dos entrevistados avaliam positivamente a administração de Emanuel Pinheiro.
Quando questionados sobre as áreas de pior desempenho da atual gestão, os entrevistados apontaram que a pavimentação de ruas e avenidas/asfalto registra um índice de insatisfação de 8,7%. O saneamento básico/esgoto foi mencionado por 4,4%, a qualidade do ensino nas escolas municipais por 3,2%, e as ações de limpeza urbana por 1,8%.
Índices que atestam a boa gestão nessas áreas.
A saúde pública, de acordo com a pesquisa, é a área com maior índice de insatisfação, chegando a 60%. Para o prefeito Emanuel Pinheiro, é essencial destacar que, apesar das centenas de projetos, ampliações e programas, a percepção pública pode ser influenciada por interesses políticos que promovem um bombardeio diário de críticas, contribuindo para uma visão distorcida ou até mesmo para o desconhecimento dos avanços alcançados ao longo de quase oito anos de gestão. “É compreensível que, diante de uma campanha tão bem orquestrada, a população se concentre na saúde pública. Contudo, é inegável o progresso que conseguimos, mesmo após uma intervenção absurda e desastrosa entre março e dezembro de 2023, que entregou a administração da saúde de Cuiabá ao governo do estado”, afirmou o prefeito.
Emanuel Pinheiro ressaltou, por exemplo, que até o final do ano, Cuiabá contará com 191 equipes de Saúde da Família e 88 equipes de Saúde Bucal. “Quando assumi a gestão, a cidade contava com apenas 72 equipes de Saúde da Família. Agora, estamos praticamente triplicando esse número. No início de 2017, havia somente 10 equipes de Saúde Bucal (ESB) atuando na Estratégia Saúde da Família no município. Além disso, o município tinha apenas sete Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e três Clínicas Odontológicas (COs). Atualmente, Cuiabá dispõe de 114 equipes de Saúde da Família atuando nas unidades de saúde. Ampliamos em mais de 500% o atendimento de saúde bucal”, destacou.
O prefeito reafirmou seu compromisso com a conclusão das melhorias prometidas, enfatizando que seu foco, neste momento, é garantir que todos os projetos sejam concluídos com sucesso. “Meu objetivo é deixar uma base sólida para o próximo gestor. Por exemplo, a administração reformou 73% dos prédios de atenção primária e 80,95% das unidades secundárias (UPAs e Policlínicas). A gestão também entregou o maior e mais moderno hospital público do estado, o HMC, completamente equipado e em pleno funcionamento. O que seria do estado de Mato Grosso sem esse hospital, que dá suporte vital à população de todo o estado? O SUS é pleno, mas a população sofre com a desassistência no interior, e a única alternativa é vir buscar tratamento na capital.”
Faltando poucos meses para o término de seu mandato, Emanuel Pinheiro sublinhou a importância dos projetos em andamento e a responsabilidade de garantir que todos sejam entregues conforme o planejado. “Estou totalmente comprometido em concluir essas ações, preparando nossa cidade para o futuro. Ainda temos quatro meses de trabalho pela frente, e estou determinado a entregar todos os projetos que prometemos. Sou muito exigente comigo mesmo e quero garantir que tudo seja finalizado com qualidade, para deixar um legado duradouro para Cuiabá”, concluiu o prefeito.
(VGN).