A Polícia Federal finalizou nesta sexta (28) a desocupação da área atingida por garimpeiros na Terra Indígena Sararé, do Povo Nambikwara, em Conquista D’Oeste, a 532 km de Cuiabá. A Operação Passe Livre apreendeu maquinários e utensílios que são utilizados na garimpagem ilegal.

Durante os três dias de operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no interior de propriedades rurais ocupadas parcialmente por garimpeiros ilegais. As ordens judiciais partiram da 2ª Vara Federal de Cáceres.

No decorrer da operação, os policiais conseguiram apreender 1 pá carregadeira em boas condições de uso. O maquinário foi retirado do meio da mata, sendo destinado a prefeituras de municípios vizinhos à área degradada.

Além disso, foram inutilizadas 12 pás carregadeiras, oito motores de dragagem e dois geradores, que foram encontrados em toda a extensão da Terra Indígena Sararé.

Com o fim das atividades em campo, as investigações seguirão para identificar os financiadores garimpo ilegal. O garimpo financia diretamente a degradação do meio ambiente, poluindo o solo e rios, prejudicando a população indígena e municípios do entorno.

Os investigados podem responder por usurpação de bem da União (art. 2º, Lei 8.176/91) e crime ambiental (art. 55, Lei 9.605/1998), cujas penas máximas somadas podem chegar a 06 anos de detenção.

VEJA VÍDEOS