A Polícia Federal encerrou a ação policial de combate a extração ilegal de ouro, na terra indígena Sararé, na região de Cáceres (a 216 km da Capital), na última sexta- feira(28). Chamada de Operação Passe Livre, nas ações prosseguirão por três dias na cidade, os policiais cumpriram diversos mandados de busca e apreensão em propriedade rurais ocupadas parcialmente por garimpeiros ilegais.

Maquinários e utensílios utilizados para a extração ilegal de ouro foram apreendidas e destruídas na operação policial. Área atingida por garimpeiros também foram desocupadas pela Polícia Federal, em cumprimento às ordens judiciais expedidas pelo 2ª Vara Federal de Cáceres.

Após o encerramento das atividades em campo, as investigações prosseguirão, a fim de identificar os financiadores da atividade ilegal e aprofundar a descapitalização da organização criminosa. A usurpação do ouro financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizimando a população indígena na região, poluindo os rios que abastecem os municípios, gerando, consequentemente, um enorme dano social e desequilíbrio no mercado financeiro.

Os investigados podem responder por usurpação de bem da União e crime ambiental por extrair recursos minerais sem autorização dos órgãos competentes.

(HNT)