O Cuiabá inicia 2024 com a mesma meta dos últimos três anos: permanecer na elite do futebol brasileiro. Apesar de ter a Série A como prioridade na temporada, o clube quer fazer diferente na Copa do Brasil para chegar mais longe após amargar eliminações precoces.

Em 2021, o Cuiabá caiu para o 4 de Julho, ainda na segunda fase. Já na temporada 2022, foi derrotado nos pênaltis pelo Atlético-GO e ficou pelo caminho na terceira fase. Em 2023 o baque foi ainda maior, quando o time auriverde perdeu por 4 a 3 para o São Raimundo-RR e deu adeus à Copa do Brasil logo na estreia.

Em entrevista exclusiva ao ge, o presidente do Dourado, Cristiano Dresch, reforçou que a prioridade é buscar a consolidação no Campeonato Brasileiro, mas espera que o time avance pelo menos duas fases na competição eliminatória.

– O Cuiabá tem que tentar passar pelo menos duas fases da Copa do Brasil, do ponto de vista financeiro e também esportivo. Pelo investimento que a gente faz e pelo nosso histórico, é o mínimo que precisamos fazer – afirmou Cristiano Dresch.

Sul-Americana de lado?

Garantido na Sul-Americana, o Cuiabá terá uma competição a mais no calendário. Cristiano Dresch reconheceu o feito de repetir a temporada de 2022, mas garantiu que o torneio continental não está entre as prioridades para a temporada.

– A Sul-Americana, do ponto de vista financeiro, é uma pegadinha. Recebemos mais de R$ 1 milhão para jogar três jogos. Só que você viaja pro Equador, Venezuela, e outros país, o que necessita fretar um avião. O custo para fretar esses aviões é alto, então todo o dinheiro que a gente recebe vai nas viagens.

Em busca do inédito tetra estadual

Campeão estadual nas últimas três temporadas, o Dourado vai em busca de um feito inédito: levantar a taça pela quarta vez consecutiva. O clube auriverde já foi tri outras duas vezes, de 2013 a 2015 e entre 2017 e 2019.

Cuiabá é campeão mato-grossense de 2023 — Foto: Gil Gomes/AGIF

Cuiabá é campeão mato-grossense de 2023 — Foto: Gil Gomes/AGIF

Para o presidente do Dourado, conquistar o 13º título do Mato-grossense é a primeira missão a ser cumprida em meio ao calendário extenso.

– O campeonato estadual é muito importante pra gente, os jogadores não se motivam muito, mas a gente precisa ser campeão. Pelo investimento que fazemos e pela estrutura que temos é uma missão que precisamos entrar pra completar.

Testes na Copa Verde

Campeão em 2015 e 2019, o Cuiabá terá novamente a Copa Verde no calendário. Eliminado na semifinal no ano passado, o Dourado deve usar a competição para rodar o elenco e dar minutagem aos jovens atletas.

– A Copa Verde não sabemos quais times vão participar, mas temos que aproveitar os meninos do sub-20 – pontuou o presidente auriverde.

Reapresentação

O elenco do Cuiabá se reapresenta na próxima segunda-feira para dar início aos treinamentos de olho no primeiro desafio do ano. O Dourado estreia no Campeonato Mato-grossense no dia 20 de janeiro, contra o Primavera, na Arena Pantanal. (GE)