O maior jogador de todos os tempos, Pelé, usou as redes sociais para destacar o prêmio dado ao torcedor do Sport, Marivaldo, vencedor do Fifa Fan Award 2020. Na postagem, o Rei do futebol diz que a paixão do rubro-negro, que anda 60 quilômetros para acompanhar o clube de coração, é a razão pela qual existe o esporte. A história foi contada pela Globo, em uma reportagem veiculada em setembro de 2019.
– Este é Marivaldo. Ele é a razão do futebol ser o que é. Um torcedor que percorre 60km caminhando, para ver o seu clube do coração jogar. Que paixão inspiradora! Parabéns a Fifa que ao premiar Marivaldo, presenteia a cada um que ama o esporte. O futebol é lindo e é construído pela paixão dos torcedores. Sem esse amor, o futebol não seria nada.
Na mesma publicação, Pelé aproveita para parabenizar o atacante polonês Robert Lewandowski, vencedor do prêmio de melhor jogador do mundo
– Aproveito para mandar um parabéns ao Robert Lewandowski, pelo prêmio de melhor jogador. Meus amigos, por qual time vocês caminhariam essa distância para assistir?
Marivaldo caminha por 60 quilômetros, durante 12 horas, e atravessa três cidades para sair de Pombos, no interior de Pernambuco, até o Recife, onde fica a Ilha do Retiro. O rubro-negro herdou do pai, Maurício Francisco da Silva, já falecido, a paixão pelo clube. Mas não tem condições financeiras de arcar com o transporte, depois de perder o mercadinho do qual tirava o próprio sustento.
No caminho até o estádio, Marivaldo leva dois pacotes de biscoito e uma garrafa de água. O rubro-negro costumava receber o ingresso de outros torcedores na porta da Ilha do Retiro. Nesta semana, no entanto, ele ganhou o plano de sócio Ouro – com entradas gratuitas e mais benefícios, e ainda deve receber o título de benemérito no Leão.
Pelé festeja prêmio do pernambucano Marivaldo — Foto: Marcelo D. Sants/Framephoto/AE
(Globo Esporte)