Um ato que vai ficar marcado na história do legislativo cuiabano. Assim, ocorreu a primeira sessão extraordinária da Câmara Municipal de Cuiabá, realizada na tarde desta terça-feira (07), presidida por uma mulher, a vereadora Paula Calil (PL).

É a primeira vez na história da cidade que o parlamento tem a composição de uma Mesa Diretora formada integralmente por mulheres para o exercício do biênio 2025-2026.

Além de Paula, compõem a bancada as vereadoras: Maysa Leão (Republicanos) como vice-presidente, Michelly Alencar (União), com a segunda vice-presidência, Katiuscia Manteli (PSB) como primeira-secretária e Doutora Mara (Republicanos) como segunda-secretária.

Paula destaca que a conquista reflete um desejo de mudança da população, oportunizando a equiparação de gênero, demonstrando a força que as mulheres vêm conquistando na sociedade, alcançando cargos, anteriormente, inimagináveis.

“Sempre tivemos e vimos os homens, não desmerecendo, em lugares de destaque e poder e o por quê não as mulheres? Essa foi a vontade que nos motivou a disputar o pleito e ir em busca da vitória. Queremos acolher e que todos sejam representados por nós, independentemente de suas particularidades”, declarou.

Em eleição realizada durante posse da nova legislatura, em 1º de janeiro deste ano, a chapa saiu vencedora com 19 votos.

Além das integrantes da Mesa Diretora, outras três parlamentares alcançaram sucesso na eleição municipal: Baixinha Giraldelli (Solidariedade), Maria Avalone (PSDB) e Samantha Iris (PL) – esta como a mais votada. Ao todo, as parlamentares representam 30% do plenário, que tem 27 vereadores atualmente eleitos.

(Da Assessoria – Nathany Gomes)