O Palmeiras goleou o Liverpool por 5 a 0, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, e deu um grande passo para se classificar às oitavas de final da Conmebol Libertadores. Raphael Veiga (duas vezes), Endrick, Rony e Gustavo Gómez (de pênalti) marcaram a favor do Verdão, na noite desta quinta-feira (9). O Verdão ainda não está garantido no mata-mata, mas falta pouco: com mais um ponto nos dois jogos restantes, a equipe de Abel Ferreira carimba o passaporte para a próxima fase.
Primeiro tempo
O Palmeiras começou o jogo com mais posse de bola, mas levou um susto logo aos dois minutos de jogo, quando Ocampo marcou em impedimento. Raphael Veiga, de volta ao time após ser poupado, acertou o travessão aos 16. Sem grandes chances para os dois lados, o Verdão foi abrir o placar aos 43, quando o meia recebeu belo passe de Marcos Rocha e finalizou forte.
Segundo tempo
Sem mudanças no intervalo, o Palmeiras teve um reinício de jogo mais morno e cresceu a partir das trocas aos 16 minutos. Veiga ampliou aos 25, depois de um bom passe de Endrick. Aos 30, o árbitro chegou a marcar pênalti para o Liverpool, mas o VAR reverteu a decisão, por impedimento na origem do lance. Veio, então, uma avalanche nos minutos finais: o camisa 9 fez o terceiro aos 36, de cabeça, e houve uma confusão por conta da comemoração do atacante, em homenagem ao filme King Kong. Rony transformou o jogo em goleada com um chute firme já aos 46, e Gustavo Gómez, após pênalti sofrido pelo camisa 10, marcou o quinto, no último lance.
Como fica a classificação
O Palmeiras vai a 10 pontos e lidera o Grupo F. Independiente del Valle, San Lorenzo e Liverpool estão todos empatados com quatro pontos cada um.
O Palmeiras volta a campo no domingo, quando recebe o Athletico-PR, às 16h (de Brasília), na Arena Barueri, pela sexta rodada do Brasileirão. Na Libertadores, o próximo confronto será diante do Independiente del Valle, na quarta que vem, no Allianz Parque. (GE)