Palmeiras pode ter mudanças contra o Botafogo - - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras segue com foco total na preparação para o embate contra o Botafogo. As duas equipes se enfrentam no próximo sábado (28/6), às 13h, pelas oitavas de final do Mundial de Clubes. E para o embate, o técnico Abel Ferreira prepara mudanças, principalmente no setor ofensivo.

A primeira deve ser o retorno de Aníbal Moreno. Afinal, o volante, que se machucou contra o Al-Ahly, do Egito, na segunda rodada, vem treinando normalmente com os companheiros e deve retomar sua posição. Em sua ausência, o técnico Abel Ferreira optou por Lucas Evangelista, que não teve grande atuação contra o Inter Miami.

Já a outra mudança pode acontecer no setor de criação. Mauricio foi escalado como titular na estreia, contra o Porto, mas perdeu a vaga para Raphael Veiga nos confrontos contra Al Ahly e Inter Miami. Contudo, o meia teve atuação decisiva nas partidas que saiu do banco de reservas e vem pedindo espaço entre os 11 iniciais.

“O primeiro jogo quem iniciou foi Mauricio, no segundo e no terceiro foi o Veiga. Maurício entrou bem e fico contente nisso, porque há jogadores que quando iniciam não tem o mesmo rendimento quando entram do banco”, explicou Abel.

Por fim, outra mudança pode acontecer no Palmeiras é na posição de centroavante. Vitor Roque foi titular nas duas primeiras partidas, mas teve um desempenho abaixo. Mais do que isso, ele viu Flaco López ter grandes atuações e ganhar uma chance no time titular contra o Inter Miami. Agora, fica a dúvida de quem será o titular de Abel Ferreira contra o Botafogo. (Jogada 10)

Quem vai substituir Gregore no sábado? Veja as opções do Botafogo!

Gregore esteve presente em 20 das 22 partidas da era Renato Paiva Gregore esteve presente em 20 das 22 partidas da era Renato Paiva – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Antes de tudo, o Botafogo terá uma dor de cabeça importante. Afinal, Gregore, ao lado de Marlon Freitas e John, é o jogador que mais atuou com Paiva. O trio entrou em campo 20 vezes nas 22 partidas do treinador português no Glorioso. Sem o melhor jogador do elenco que desempenha a função de “5”, o comandante não ficou sem alternativas para preencher esta lacuna.

“Acontece. São só dois cartões. É muito fácil um jogador ficar fora dos jogos. É normal que os defensores e meias mais defensivos acabem somando dois cartões rapidamente, ainda que o do  Gregore tenha sido perfeitamente desnecessário. Gregore sabe da sua importância, mas também sabe do grupo que tem. Ainda não defini. O jogador que entrar vai substituí-lo muitíssimo bem, não tenho dúvidas. Digo sempre o mesmo: não choro em cima de ausências, vamos entrar com 11 jogadores. Tenho muita confiança nos que aqui estão”, afirmou Paiva.

Saída de Gregore pode alterar esquema tático do Botafogo

Newton surge como uma forte opção. Formado pelo próprio clube alvinegro, ele entrou duas vezes neste Mundial de Clubes quando o Glorioso precisou reforçar a marcação. Suas características o aproximam de Gregore. No entanto, tem menos rodagem que os concorrentes. Além disso, a falta de experiência pode pesar.

Barbosa é outro cão de guarda que Paiva pode usar e o reserva imediato de Gregore em tempos recentes. Porém, o volante foi preterido na fase de grupos e, assim como Newton, só tem jogado em parte da segunda etapa.

Freitas tem lugar cativo no meio de campo. Assim, sobra uma vaga. Se Paiva optar por três volantes, ela será de Allan, jogador que está com moral alta e deu conta do recado contra o Paris Saint-Germain e o Atlético de Madrid, sendo o último homem do setor.

Allan, porém, também pode ser o “Gregore” da vez e ficar mais preso à função de destruir a criação do Palmeiras. Abre-se, assim, um leque de cenários para Renato Paiva. O titular Savarino pode voltar a jogar por dentro, na função de 10, abrindo espaço para Cuiabano ganhar a vaga do pitbull e ser escalado como ala-esquerdo. O problema é que o lateral-esquerdo Telles cansa no segundo tempo e precisa justamente deste jogador para substituí-lo.

Outros dois jogadores podem entrar no time titular diante da ausência de Gregore. Montoro tem apenas 18 anos e gosta de atuar aberto pela esquerda, onde Savarino não rende. O garoto argentino encantou a torcida e o próprio Renato Paiva ao sair do banco de reservas nos últimos dois embates. Em pouco tempo, já pede passagem. A última alternativa deste desenho tático é, por fim, Santi. Mas o uruguaio ainda não transmite confiança para começar entre os 11. (Jogada 10)

Por Maciel Jr