A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), por meio da Coordenadoria Municipal de Saúde Bucal, promoveu nesta terça-feira (28) uma ação de capacitação aos servidores da saúde que atuam no Hospital São Benedito. A atividade faz parte do cronograma das ações inseridas na campanha ‘Maio Vermelho’, que foi encerrada com um número bastante expressivo de atendimentos e captações de novos pacientes que aderiram ao tratamento e prevenção da saúde bucal.
As atividades são realizadas durante todo o ano e intensificadas em maio, mês dedicado ao combate ao câncer de boca, e têm como objetivo promover e divulgar a conscientização da população para o diagnóstico precoce do câncer bucal, buscando alertar sobre os fatores que aumentam a probabilidade de desenvolvimento do câncer, como fumo, álcool, alimentação, exposição ao sol, imunossupressão, idade, irritação da mucosa bucal, entre outros.
Diurianne Campos França, doutora em ciência odontológica e Estomatologista da SMS de Cuiabá, destaca a importância da realização da campanha e seus resultados. “Sem dúvidas, isso é uma maneira fundamental de melhorar o prognóstico da doença. Outro ponto importante é discutir sobre as maneiras de prevenir o câncer de boca, tanto com os profissionais da saúde quanto com os pacientes”, explica a especialista.
A coordenadora técnica de Saúde Bucal da SMS de Cuiabá, Sueli Ciappina, alerta a população sobre a importância de procurar uma unidade básica de saúde diante de qualquer aparecimento de lesão na boca ou gengiva. O diagnóstico precoce pode contribuir para o tratamento e a cura da doença. “O diagnóstico do câncer bucal é realizado por meio de exames clínicos, como a inspeção da boca e a palpação do pescoço, e ainda por biópsia. É importante que as pessoas façam consultas regulares com o dentista e o médico para prevenir e diagnosticar precocemente essa doença”, alerta a coordenadora.
Ciappina explica ainda que a maioria dos casos é diagnosticada já em estágio avançado, o que prejudica o tratamento e, consequentemente, a cura.
Durante a campanha, 13 pacientes foram encaminhados para diagnóstico e 91 para tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
“O alcance da campanha é expressivo e significativo, isso porque sem a realização dessas ações de promoção e prevenção à saúde bucal, esse número é quase nulo durante o ano. A SMS deixa um alerta à população para que, ao perceber qualquer lesão na boca, procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para o tratamento e possível encaminhamento para o CEO.