O vereador Cézare Pastorello, do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cáceres, manifesta seu veemente apoio ao jornalista Lázaro Thor Borges, bem como a todos os profissionais da imprensa que, com coragem e dedicação, exercem o papel fundamental de informar a sociedade e fiscalizar o poder público.

Recentemente, o jornalista Lázaro Thor, reconhecido por sua atuação investigativa em Cuiabá e por contribuições em veículos de renome nacional, como a Folha de S.Paulo, The Intercept e Revista Piauí, tem sido alvo de intimidações após revelar um acordo sigiloso entre o Governo de Mato Grosso e a empresa Oi S.A., que resultou na devolução de R$ 308 milhões à companhia. A reportagem aponta que familiares do governador Mauro Mendes foram beneficiados com movimentações que o judiciário nem sequer autorizou.

A liberdade de imprensa é um dos pilares essenciais da democracia. A tentativa de silenciar jornalistas por meio de ameaças ou processos judiciais configura uma prática característica de regimes autocráticos, que buscam minar a transparência e o direito à informação. Mais do que fiscalizar e garantir a transparência ativa dos poderes públicos, a imprensa fiscaliza e expõe os políticos, aqueles que deveriam estar zelando da coisa pública. Isso aperfeiçoa a nossa democracia e garante que criminosos em posse de mandatos políticos não fiquem impunes.

É inegociável que as autoridades respeitem o trabalho da imprensa e garantam a segurança dos profissionais que atuam na busca pela verdade.

O vereador Cézare Pastorello reafirma seu compromisso com a defesa intransigente da liberdade de imprensa e com o fortalecimento das instituições democráticas.