A estreia de Fernando Diniz no comando do Vasco não foi como ele imaginava. Diante do líder e agora classificado Lanús, o novo treinador conheceu a sua primeira derrota nesta segunda passagem pelo clube — foi superado por 1 a 0, em La Fortaleza, pela 5ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana.
O placar complica a equipe, que não tem mais chances de ser primeira colocada do Grupo G e terá um confronto de vida ou morte na última rodada, contra o Melgar, em São Januário. O gol do Lanús foi marcado por Carrera, no início do segundo tempo. Para piorar a situação, o volante Hugo Moura ainda foi expulso nos minutos finais e será desfalque na próxima rodada.
Como foi o primeiro tempo?
Jogo morno na Argentina. Lanús e Vasco trocaram a posse de bola, tentaram arriscar, mas não conseguiram empolgar neste primeiro tempo. Lance de perigo mesmo, apenas um: o lançamento para Marcelino Moreno, que driblou Léo Jardim e só não marcou porque Luiz Gustavo salvou em cima da linha. Tirando isso, dois times que pecam pelas suas limitações, com os vascaínos ainda tentando entender o estilo de Fernando Diniz.
Se houve equilíbrio no primeiro tempo, o Lanús foi claramente superior depois do intervalo. E bastou uma transição bem encaixada para abrir o placar. Aos 8 minutos, Medina fez o lançamento, Salvio cruzou, Marcelino Moreno furou e Carrera completou para as redes. Depois disso, o jogo morno seguiu até o fim. De diferente e que vale destaque, a expulsão de Hugo Moura pelo segundo cartão amarelo. Ele será desfalque na próxima rodada.
Mata-mata contra o Melgar
Com a derrota, o Vasco cai para a 3ª colocação, segue com cinco pontos e não pode mais ser líder do Grupo G da Sul-Americana. Com isso, terá que vencer o Melgar, que tem sete pontos, na última rodada, para avançar aos playoffs, nos quais enfrentará um dos terceiros colocados da Libertadores. Isso significa que o jogo contra os peruanos será de vida ou morte — se empatar ou perder a partida, o Vasco estará eliminado. O jogo será no dia 27 de maio, às 19h, em São Januário.
Pelo Brasileirão, o Vasco volta a campo para enfrentar o Fortaleza no próximo sábado, às 18h30, em São Januário.
Teve Dinizismo?
De certo modo, sim. Já foi possível ver o Vasco se adaptando ao estilo do novo treinador. Os momentos mais emblemáticos foram nos tiros de meta: dois zagueiros abertos e Tchê Tchê responsável por fazer a saída de bola. Alguns jogadores lidaram bem com esse novo estilo, outros não. Coutinho foi o responsável por carregar a bola da defesa para o ataque. Rayan também teve bons momentos graças à saidinha característica do treinador. Essa foi a primeira partida de Fernando Diniz no comando do Vasco desde a sua volta. (GE)