Nesta terça-feira (29.4), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, esteve no Distrito de Santa Clara de Monte Cristo, em Vila Bela da Santíssima Trindade, região conhecida como Ponta do Aterro, próxima à Fazenda São João do Guaporé, para o mutirão de cidadania com serviços dos programas SER Família e SER Família Mulher. Acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi; deputado estadual Edcley Coelho; e pelo secretário em exercício da Setasc, Klebson Gomes Haagsma, foi recebida pelo casal de empresários e parceiros da ação, Alessandra e Gustavo Staut, pelo prefeito Dr. André Bringsken e pela primeira-dama do município, Angélica Bringsken.
O Governo do Estado já investiu cerca de R$ 10,5 milhões na área social em Vila Bela e região, além de mais de R$ 336 milhões em infraestrutura, educação, saúde e outras áreas.
Em 2023, cerca de 300 pessoas foram atendidas na região. Nesta edição, o atendimento foi ampliado para beneficiar mais de mil pessoas cadastradas nas associações Santa Clara, São Paulo, São Miguel, São Marcos, Santa Maria, Santa Lúcia, As Cruzes, Santa Luzia, Aparecida, Morrinhos, Santa Mônica e de assentamentos. A iniciativa também contou com a colaboração da Prefeitura, por meio do CRAS e da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou consultas médicas e vacinação.
A primeira-dama destacou a importância do retorno à região. “É uma grande alegria retornar aqui na Ponta do Aterro e consolidar mais uma parceria com a Fazenda São João do Guaporé. Gratidão ao casal Alessandra e Gustavo, e também a Prefeitura. Essa união de esforços é fundamental, especialmente para quem vive em áreas mais distantes. As políticas públicas precisam atravessar fronteiras. Estive aqui em 2023 e fiz o compromisso de retornar, é maravilhoso ver cada rosto”, afirmou Virginia Mendes.
“Poder estar aqui com a Setasc, UNAF, porque sozinhos não fazemos nada, é gratificante. Deus é tão bom, ontem eu não estava bem, mas hoje acordei melhor, e estou saindo muito feliz, que Deus abençoe todas as famílias”, completou.
Durante o mutirão foram entregues mil brinquedos (bonecas e bolas); mil cestas de alimentos; 500 filtros e 1.500 cobertores. O empresário Gustavo Staut elogiou o comprometimento de Virginia Mendes.
“Por duas vezes seguidas, a primeira-dama Virginia esteve aqui com as ações de governo em nossa região, mas não foi só para trazer coisas; ela veio para ver como as coisas realmente estão. Uma pessoa dessa, que olha no olho da gente com carinho, são poucas”, afirmou.
Para o prefeito Dr. André a dedicação da primeira-dama do Estado faz diferença na gestão. “Quem não conhece dona Virginia não sabe a força e o carinho que ela tem pelo estado. Uma mulher com a saúde fragilizada, mas forte ao mesmo tempo, que anda por todo território mato-grossense, nos mais distantes rincões. Isso faz diferença na gestão. Gratidão por estar mais uma vez conosco”, agradeceu.
O deputado Max Russi também destacou a importância da presença da primeira-dama do Estado representando o Governo. “Estou feliz de poder estar com dona Virginia aqui na Ponta do Aterro. Nosso estado teve muitas primeiras-damas atuantes, mas hoje temos uma que vai onde o próprio governador, por vezes, não consegue ir, e quando chega em casa, relata tudo a ele para buscar soluções”, salientou.
Lideranças religiosas também reconheceram a atuação da primeira-dama. “A Bíblia menciona que Deus motiva a solidariedade com uma bênção e incentiva amar ao próximo. É isso que essa mulher guerreira está fazendo. Que bom seria se outros estados fizessem assim”, disse o ministro católico Edevilson Bonifácio.
“A bênção de Deus continuará repousando sobre a vida dessas pessoas que têm feito esse trabalho tão importante. A senhora está sendo abençoada por Deus, Ele recompensará a senhora e sua equipe”, afirmou o pastor Ronaldo Gonzaga, da Assembleia de Deus.
O presidente da Câmara, vereador Cléber Fernandes, reforçou a importância da presença do Governo. “A primeira-dama representa o Governo e faz questão de estar nas ações pessoalmente. É motivo de alegria tê-la aqui pela segunda vez no distrito. É muito fácil mandar, mas só quem vem pode ver de perto o que a população realmente precisa, sabe a importância disso”, reforçou.
“Dona Virginia, essa comunidade anseia por progresso, e o seu olhar faz toda a diferença”, acrescentou o vereador Marcos Cardoso.
O secretário Klebson lembrou do início do programa SER Família, em 2019. “Esse programa era um sonho. A senhora disse que sonhava em tirá-lo do papel, e que ele atendesse a todos que precisam. Hoje posso dizer, gratidão, dona Virginia. Isso aqui é a prova de que o sonho está se concretizando, ressaltou.
“Hoje é um dia festivo que ficará marcado na nossa história. Eu, que sou da região, posso afirmar que aqui está a justiça por meio do Estado, por meio da primeira-dama Virginia uma mulher forte e justa, que olha por quem mais precisa”, declarou o deputado Edcley Coelho.
O projeto mutirão cidadania – SER Família já realizou 128 mutirões, atendendo 15.239 pessoas e prestando 48.891 serviços.
Também estiveram presentes o vice-prefeito Elias; os vereadores Ana Flávia Coelho, Flávio e Berneval; o secretário-adjunto do Gabinete Militar, tenente-coronel Turbino; o comandante do GEFRON, tenente-coronel Bugalho; o comandante do CR-12, tenente-coronel PM Luiz Prado; o comandante do Comando Regional 5 do Corpo de Bombeiros, major Motti; o delegado regional da PJC, João Paulo Berté; e o diretor da Escola Municipal Ponta do Aterro, José Aldo Bazan.