Após reuniões realizadas na manhã desta segunda-feira (1), o governador Mauro Mendes (DEM) enviará um decreto determinando um “mini lockdown”, com fechamento de todos os estabelecimentos do estado diariamente, a partir das 19 horas até as 5h, pelos próximos 15 dias.
Há necessidade de se tomar medidas diferentes, pois o índice de isolamento no país e em Mato Grosso está abaixo de 40%. As mutações, o relaxamento da prevenção, o atraso nas vacinas e as reinfecções contribuíram para a forte piora da situação.
O funcionamento do comércio e atividades em geral será da seguinte forma: Segunda a sexta: das 5h às 19h, Sábados: das 5h às 12h e Domingo: fechado. Exceções para farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustível (exceto conveniência) e indústrias
O transporte coletivo fica autorizado, bem como uber e táxi. Sobre as escolas, dado o compromisso geral na adoção de protocolos de segurança, a autorização para o funcionamento permanece, dentro das limitações de horário impostas às demais atividades.
A Polícia Militar estará nas ruas para fiscalizar os estabelecimentos. Nos serviços públicos, o atendimento presencial será suspenso.
Os restaurantes poderão funcionar apenas com delivery até as 22 horas. O toque de recolher deve ocorrer entre 21 até 5 horas.
As medidas começam a ser aplicadas nesta terça-feira (2). Quem for pego andando na rua após as 21 horas, poderá inclusive pagar multa de R$ 180, e o valor será maior em caso de reincidência. Os comércios, por sua vez, terão multas mais altas.
O decreto será enviado à Assembleia Legislativa em regime de urgência.