Pedras ornamentais extraídas de jazidas de Mato Grosso ganharam destaque na feira de negócio do setor em São Paulo. O produto, que tem alta qualidade, já começou a ser comercializado. Somente em 2023, cerca de 32 toneladas foram vendidas.

O governador Mauro Mendes, que participou do evento, nesta quarta-feira (19.2), afirmou que Mato Grosso começa a despontar como “importante produtor de pedras ornamentais” no cenário nacional e internacional.

A feira Marmomac Brazil 2025 é considerada a maior feira de pedras naturais das Américas. Na ocasião, ele visitou o estande da Margramar, empresa que extrai a pedra batizada de “Callacata Vaticano”, na região de Cáceres.

“Pouca gente sabe que nós estamos começando a despontar também como um produtor importante de pedras ornamentais. Nós temos uma pedra de alta qualidade e alta importância para o mercado, que começou há um ano e pouco a explorar a jazida e com grande perspectiva de ser um produto muito bem visto no mercado nacional e internacional”, relatou.

De acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional de Mineração, em 2023 Mato Grosso produziu 32.322 toneladas de rochas ornamentais.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, Mato Grosso tem ainda muito potencial para crescer nessa área, e por isso o Governo criou a secretaria adjunta de Mineração de forma a estudar os potenciais e fomentar o setor.

“Mato Grosso já é a maior potência do agronegócio brasileiro e vai se tornar também a maior potência mineral desse Brasil, produzindo rochas ornamentais, mármore de carrara, mármore de qualidade e muitos outros minérios. Isso vai fazer nosso mato grosso cada vez melhor, cada vez mais próspero, gerando mais renda e emprego”, prospectou.