O ex-deputado estadual Romoaldo Júnior, do MDB, faleceu hoje aos 63 anos, vítima de complicações após um acidente vascular cerebral (AVC) que ocorreu na última quinta-feira (14). A informação foi confirmada por seu amigo e colega parlamentar, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco.

Romoaldo foi submetido a uma cirurgia após o AVC e ficou em estado grave, sendo mantido em coma induzido na tentativa de recuperação. No entanto, infelizmente, não resistiu.

Nascido em Paranavaí, Paraná, Romoaldo construiu uma longa e notável carreira na vida pública, tendo sido prefeito de Alta Floresta e ocupado o cargo de deputado estadual por seis mandatos. Além disso, teve participação destacada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, tendo sido presidente da casa em um período e ocupado cargos na Mesa Diretora em várias ocasiões. Durante a gestão de Silval Barbosa, ele também atuou como líder do governo.

Em 2022, Romoaldo optou por se aposentar da vida política, decidindo não se candidatar a nenhum cargo público. Ele passou então a apoiar seu irmão mais novo, Juliano Jorge, que atualmente ocupa o cargo de presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat).

A morte de Romoaldo Júnior representa uma perda significativa para a política de Mato Grosso e para aqueles que o conheciam e admiravam sua trajetória. Sua contribuição e legado serão lembrados por muitos no estado.

O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Romoaldo Boraczynski Junior, aos 63 anos, neste domingo (17.03). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Cuiabá, em decorrência de um AVC. Romoaldo é irmão do presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), Juliano Jorge.

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes expressaram profundo pesar.

“Com muita tristeza, recebemos hoje a notícia do falecimento do ex-deputado Romoaldo, um homem com muita história na política mato-grossense. Pedimos que Deus possa consolar todos os amigos e familiares neste momento de profunda dor”, lamentaram.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, também manifestou pesar pela morte do ex-deputado. 

“Com muita tristeza, recebi hoje a notícia sobre o falecimento do nosso colega e ex-deputado Romoaldo, uma importante figura política de Mato Grosso, sobretudo da região Norte. Que Deus possa confortar o coração dos amigos e familiares”, disse.

Romoaldo é natural de Paranavaí, no Paraná, e veio para Mato Grosso em 1982, onde começou sua vida política. Na trajetória, foi vereador e prefeito de Alta Floresta. Foi eleito deputado estadual por seis mandatos, foi presidente da Assembleia Legislativa, líder de governos anteriores e chegou a ser vice-líder do governador Mauro Mendes no início da gestão. Na última legislatura, atuou como suplente de deputados.

As informações sobre velório e sepultamento do ex-parlamentar ainda não foram divulgadas pela família.

*NOTA DE PESAR*

É com imenso pesar que recebi há pouco a notícia do falecimento do meu amigo e companheiro de partido, ex-deputado Romoaldo Junior.
Romoaldo fez história na política de Mato Grosso, principalmente na defesa da população que vive na Região Norte do estado e, sua gentileza e carinho com todos ao seu redor, deixarão imensas saudades.
Eu, e toda a minha família, desejamos que neste momento de luto, toda a família seja consolada e que Jesus, em sua infinita misericórdia, o receba em seus braços. Vá em paz, amigo!
Deputada Estadual Janaina Riva. (MDB)