Um morador do Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande, levou um susto ao acordar na manhã deste domingo, 07 de abril, e encontrar uma cobra sucuri gigante no muro de sua residência. O proprietário da casa e os vizinhos acionaram o Corpo de Bombeiros, porém, até o fechamento desta matéria, o animal não foi resgatado.

A região de Bonsucesso fica às margens do Rio Cuiabá, local de onde deve ter saído o animal.

A reportagem alerta para que em ocorrência desta natureza, não mate, não maltrate e nem tente capturar a cobra. Mantenha a vigilância do animal de uma distância segura e acione o serviço de emergência do Corpo de Bombeiros através do 193.

Após a captura da cobra, é importante fazer uma varredura detalhada na área onde ela foi encontrada e nos arredores da residência. Em seguida, a sucuri foi capturada e devolvida ao seu habitat natural. Ninguém ficou ferido.

A dona Cilbene Rosa Maria da Conceição, de 60 anos, testemunhou o ocorrido e conta que por mais que tenha ficado surpresa com a presença do animal, a presença de cobras nessa época do ano é bem comum.

Cobra em cima de muro?

De acordo com Henrique Abrahão Charles, conhecido biólogo das cobras, o registro feito em Bonsucesso é incomum, uma vez que a espécie sucuri é aquática e não costuma escalar.

“É uma sucuri-verde! Coisa impressionante. Elas geralmente não escalam, são aquáticas, mas podem escalar, se quiserem, mas é raro. Ter uma sucuri em cima do muro não é muito comum. É um registro muito interessante e bacana. Eu já vi vídeo de sucuri subindo em poste, mas bem menor que essa, que é bem grande”, disse ele.

Para o Henrique, que também é professor e analista ambiental, trata-se de uma fêmea adulta, em estado reprodutivo. “Ela parece estar bem tranquila ali, até relaxando”, completou Henrique Charles.

(Fonte: Estadão de MT)

VEJA VÍDEO (Estadão de MT):