Cuiabá completa, neste 08 de abril, 305 anos de uma existência de sacrifícios, de lutas e de vitórias.  Homenageamos nesta data os seus filhos, que aqui nestes distantes rincões, por tantos anos esquecidos, mantiveram na rusticidade de suas instalações, no heroísmo da sua solidão, na coragem da sua participação, nas lutas contra os estrangeiros, a nacionalidade brasileira.

Queremos nesta data palmear esses heróis que não viveram para ver a pujante metrópole em que se transformou a cidade pela qual tanto lutaram e, até mesmo, tantos morreram e tantos outros se isolaram da própria civilização.

Leia Também:
– Jorcy José: O mago da noite cuiabana

– Joseph Maluf

– Cadeiras na calçada

– Grande Hotel

– Apetitosa merenda

Agradável ambiência lusitana’’

– “Tardio alesta”

– Mensagem a Cuiabá

– Linda flor lusitana

 

Ouça  AQUI a HOMENAGEM a Cuiabá declamada pelo professor Teoles Maciel:

A esses bravos homens que no meio da pior das solidões, que é a solidão do abandono, que na sua intrepidez desenharam a grandeza territorial do nosso País, homens que a história venera e, outros, de quem jamais se lembrou, a todos esses homens rendemos as nossas homenagens.

A imensa dificuldade que lhes assolava a vida, a solidão, as doenças, as guerras e os percalços do isolacionismo não os abateram, mas pelo contrário, avivaram a sua gigantesca força de vontade que acabou por nos legar esta terra sacrossanta.

Nada há de nos levar ao desânimo hoje, por maiores que sejam as dificuldades que atravessamos, mas, na verdade, essas serão as grandes impulsionadoras de nossa força para que lutemos sem esmorecer para contemplar Cuiabá crescendo altiva, pujante, com paz e justiça social.

Cuiabá, 08 de abril de 2024.

*TEOCLES MACIEL é  advogado, professor, escritor, compositor, ex-prefeito de Barão de Melgaço e foi deputado estadual  na Assembléia Constituinte de Mato Grosso (1988-89).

CONTATO:                                                   www.facebook.com/profile.php?id=100089698066590

(Fotos: Lorenna Godoy / Divulgação)